quinta-feira, 17 de dezembro de 2015

«SITUAÇÃO LABORAL» GOVERNO GUINEENSE ORGANIZA 1º FÓRUM SOBRE EMPREGO SUSTENTÁVEL


Bissau 17 dez. 15 (ANG) – O Ministério da Função Pública e Trabalho (MFPT) organiza de 18 à 20 de Dezembro de 2015, em Bissau, o 1º Fórum do Emprego Sustentável (FES) na Guiné-Bissau sob o lema "A problemática do emprego no país, perspectivas e condicionalismo".

Em entrevista exclusiva hoje à Agência de Notícias da Guiné – ANG - o Coordenador da Comissão Organizadora disse que o evento permitirá um debate técnico sobre diferentes temas ligados à problemas de emprego jovem e profissional com vista a busca de solução para dar cobro à estas situações”, garantiu.

Carlos Costa reconheceu que a forma como as coisas têm funcionado em termos de concertação entre os actores do sector não são das melhores.

Nunca houve colaboração entre os diferentes actores do sector cada um tem feito o seu trabalhado de forma individual”, lamentou.

O também coordenador de emprego e fo
rmação profissional no MFPT disse que é necessário fazer uma frente comum entre os diferentes actores da área de emprego no sentido de promover o sector.

Carlos Costa disse que as perspetivas em relação ao FES são grandes porque vai permitir uma organização em termos de informações sobre a formação de quadros e o emprego profissional no país.

O MFPT pretende com a iniciativa contribuir para o esclarecimento da opinião pública com vista a promoção do emprego com base nos postos de trabalho a serem criados atarves do Plano Estratégico do governo, “Terra Ranka”.

Assim, no primeiro dos três dias do Fórum, será exibida uma apresentação sinóptica do estado da situação sobre o emprego e formação profissional, e discutidos temas ligados ao ambiente de negócio como condicionante da criação de emprego, crescimento económico, de empresas e demais empregos no quadro do projecto “Terra Ranka” e dos sistemas financeiros.

No dia seguinte terão lugar as apresentações do projecto sobre a valorização dos jovens quadros, do papel das instituições de inserção socioprofissionais no enquadramento e da orientação dos jovens para emprego e qualificação profissional.

“No último dia serão abordados temas que têm a ver com a aposta no combate ao desemprego e à exclusão social, acções e perspetivas de algumas instituições na promoção do emprego e por fim, serão apresentados um quadro institucional do seguimento do fórum e avaliações finais do FES”, escreve a nota convite do MFPT.

A cerimónia de abertura deste primeiro fórum do género será presidida pelo Primeiro-Ministro, Carlos Correia.

ANG/FGS/SG\\Conosaba

Sem comentários:

Enviar um comentário