quinta-feira, 17 de dezembro de 2015

«OPINIÃO» GUINÉ-BISSAU/ÁFRICA: "UM PAÍS VERDADEIRAMENTE LAICO" - Sumbunhe N'fanda



Enquanto outras nações estão na eminência de conflitos religiosos e a incapacidade de implementar uma convivência pacifica e harmoniosa entre as religiões,raças e etnias, os guineenses estão orgulhosos dos sábios líderes islâmicos, cristãos e étnicos que têm.
Disse Imame da mesquita de Cacheu, Aladje Mamadú Mané, durante a cerimônia de peregrinação católica à cidade de Cacheu nos dias 03,04 e 05 do mês em curso , considerou que a presença muçulmana nas atividades de peregrinação católica à cidade de Cacheu não é de hoje, mas sim constitui uma longa tradição, justificando que os seus antepassados solidarizavam-se sempre com a comunidade católica, assim como a católica com a muçulmana.

“Quando a comunidade católica tem qualquer evento convida a comunidade islâmica, também, se a comunidade islâmica tem atividades convida sempre a comunidade cristã para tomar parte na cerimônia”, disse, enaltecendo o diálogo inter-religioso.

Mamadú Mané disse que o ato de peregrinação significa ainda um sinal de bênção e de unidade, afirmando que sempre os pedidos não fogem da paz e união entre os guineenses.

Afirma também o membro da Diáspora Guineense em França, Caetano José Baticã Ferreira (Flávio) no seu artigo "A DIVERSIDADE ÉTICA E RELIGIOSA NA GUINÉ-BISSAU" de que durante vários anos, o eminente e o célebre Instituto de Pesquisa americano Pew Research realiza vários estudos sobre as religiões, o seu impacto cultural, social e económica no mundo. Estes estudos e pesquisas têm um papel de alerta, de prevenção dos conflitos provocados pelas religiões. O instituto publicou no início de Abril de 2014, um documento mundial sobre a diversidade religiosa, que inclui as principais religiões (Cristianismo, Judaísmo, Islamismo, Hinduísmo e Budismo), religiões tradicionais (Animismo) e ao grupo de "não-filiados " (Ateus e Agnósticos).

O ranking foi estabelecido em 232 países pesquisados, incluindo 51 Estados africanos. Singapura, Taiwan, Vietnam, Coreia do Sul entre os quatro países do mundo com melhor Índice de Diversidade Religiosa, o nosso querido país Guiné-Bissau é o quinto no ranking mundial. Obviamente, podemos estar orgulhosos desta classificação que faz do nosso país o primeiro em África entre 51 Estados em termos da diversidade religiosa pelo influente Centro de Pesquisa Pew EUA.

Portanto irmãos Guineenses da nova geração precisamos herdar dos nossos líderes essa nobre sabedoria.








Sem comentários:

Enviar um comentário