quarta-feira, 30 de dezembro de 2015

GUINÉ-BISSAU: GUERRA SEM FIM NO PAIGC

Domingos Simões Pereira, depois de ter sido demitido do cargo de primeiro-ministro, agora tem a presidência do partido é também posta em causa

PAIGC, partido no poder na Guiné-Bissau, tem estado reunido ao nível do bureau político. Porém o grosso dos dirigentes que contestam a presidência de Domingos Simões Pereira não participaram na reunião.

O presidente do PAIGC, partido no poder na Guiné-Bissau reagiu à contestação de que é alvo no seu partido, lamento a ausência da reunião dos contestatários e assumindo uma postura de diálogo.

Domingos Simões Pereira falava no âmbito da reunião do comité central a ter lugar na capital.

O partido esteve durante toda tarde e noite de terca-feira reunido no seu ´bureau´ politico, sem, contudo, a presença do grosso dos dirigentes que contestam a liderança de Simões Pereira.

O ´bureau´ politico, entre outras decisões, mandatou o Conselho de Jurisdição (o tribunal do partido) a analisar os procedimentos estatutários, visando sancionar os deputados do PAIGC que se posicionaram contra o Programa do Governo no Parlamento, no passado dia 23 deste mês.

A reunião do Comité Central, órgão máximo entre Congressos, que devia arrancar hoje, ficou adiada para o mês de Janeiro.

Domingos Simões Pereira fora demitido em Agosto do cargo de primeiro-ministro pelo presidente José Mário Vaz, que alegara haver uma incompatibilidade com o chefe do executivo.

Com a abstenção de 15 deputados do PAIGC na passada semana no parlamento aquando do debate sobre o programa do governo uma nova cisão veio ao de cima no histórico partido guineense.

Estes ontem utilizaram argumentos idênticos aos de José Mário Vaz, presidente da república, também saído das fileiras do PAIGC, que acusara o líder do PAIGC de nepotismo e de envolvimento em casos de corrupção.

RFI//Conosaba

Sem comentários:

Enviar um comentário