sábado, 26 de dezembro de 2015

UM NATAL MUITO POLITIZADO NA GUINÉ-BISSAU


O Natal dos guineenses está ser marcado pelo frenesim político. Mesmo se se respira um ar festivo, na capital e no interior do país, no centro dos debates está a queda - ou não - do Governo do primeiro-ministro Carlos Correia. 

A Guiné -Bissau festeja o Natal, como habitualmente. No ar vive-se o tradicional ambiente festivo, mas todas as conversas, seja entre os guineenses residentes, como entre os que vivem fora do país e vieram passar a quadra festiva a Bissau, todas as conversas têm como pano do fundo a situação politica.Debate-se sobre se o Governo vai cair ou não, e que consequências poderão advir daí. A resposta só será conhecida em meados de Janeiro.

Seja como for, Bissau está com muita gente, sobretudo emigrantes, gente que veio de Portugal, do Brasil e da Inglaterra, ainda que não percebam todo o frenesim político, reconhecem algumas melhorias no país.

Muitos enaltecem o facto de - finalmente - haver energia eléctrica permanente, pelo menos aqui em Bissau. Sublinha-se que este ano, nalgumas ruas da capital, foram montadas árvores de Natal, ainda que de plástico.

A situação política está ao rubro mas o Comercio da época não para, quando mais não seja pelo facto de os funcionários públicos terem os salários em dia.O salário deste mês chegou às contas dos servidores públicos no passado dia 23 pelo que as compras para a ceia do Natal foram feitas a tempo e hora.

http://pt.rfi.fr/Conosaba

Sem comentários:

Enviar um comentário