sexta-feira, 17 de julho de 2015

SISTEMA DE SAÚDE DA GUINÉ-BISSAU BENEFICIA DE MOTO-AMBULÂNCIAS

A iniciativa ajuda na redução da mortalidade materna. Foto: Unfpa

Fundo de População da ONU entregou motos ao governo esta semana numa província do leste do país; Unfpa apoia Iniciativa de Redução da Mortalidade Materna.

Amatijane Candé, da Rádio ONU em Bissau.

O Fundo de População das Nações Unidas, Unfpa, doou 20 moto-ambulâncias ao Ministério da Saúde Pública da Guiné-Bissau. Os transportes devem ajudar nas urgências obstétricas.

O donativo enquadra-se no âmbito da iniciativa H4+, sobre a redução da mortalidade materna na Guiné-Bissau. Durante a entrega das motos, a representante do Unfpa em Bissau afirmou que o acesso de mulheres e de crianças aos centros de saúde será facilitado.

Atrasos

Kourtoum Nacro falou com a Rádio ONU e explicou as principais causas da mortalidade de mães ou grávidas.

"O atraso na tomada de decisão para ir ao hospital; atraso no transporte, as estruturas de saúde e o atraso na receção a nível das estruturas sanitárias. As intervenções a nível das comunidades têm por alvo geralmente o primeiro e o segundo, os atrasos, e servem para melhorar a utilização dos serviços."

Rapidez

A entrega das moto-ambulâncias aconteceu na terça-feira, em duas localidades no lest da Guiné-Bissau, Bafatá e Gabu. São duas regiões com os maiores índices de Sida e de mortalidade materna, neonatal e infantil, segundo a ministra da Saúde Pública.

Valentina Mendes disse que as motos vão colmatar dificuldades, uma vez que em algumas vias de acesso não é permitido a circulação de viaturas. Por sua vez, o governador de Bafatá, Abdu Sambú, prometeu fazer bom uso do donativo.

"Nós enquanto governo, o nosso compromisso solene é dizer à ministra e à representante do Unfpa que vamos gerir bem estes materiais ora disponibilizados. Vamos geri-las de forma a podermos de fato diminuir a mortalidade das nossas mulheres."

A aquisição das 20 moto-ambulâncias e a operação do seu transporte ao destino final é orçado em mais de US$ 112 mil, segundo a representação do Unfpa no país.

Sem comentários:

Enviar um comentário