quarta-feira, 15 de julho de 2015

«ENERGIA ELÉTRICA NA GUINÉ-BISSAU» "FORNECIMENTO REGULAR POR TODO PAÍS PODE SER REALIDADE ENTRE 2016 E 2018", GARANTE DANIEL GOMES


Bissau, 15 Jul 15 (ANG) - O Ministro dos Recursos Naturais garantiu terça-feira que o fornecimento de energia eléctrica terá solução em todo o território nacional entre 2016 e 2018, através da produção de energia hidráulica cuja linha de abastecimento vai ser conectada à rede da sub-região. 

Falando à plenária da ANP, Daniel Gomes sustentou que a Guiné-Bissau está em condições de solucionar o referido problema no espaço de curto prazo, sublinhando que tudo isso vai ser possível no quadro de entendimento e da estabilidade e de interajuda. 

“O governo pagou a contribuição do país junto da OMVG, Organização para o Aproveitamento do Rio Gâmbia, no valor de um bilhão de Francos Cfa. Vai ser construída uma linha de interconexão, de alta tensão que permite transportar a energia para outros países da sub-região”, confirmou Daniel Gomes. 

Trata-se de um projecto de fornecimento de energia eléctrica lançado pela União Económica e Monetária Oeste Africana e que envolve para além da Guiné-Bissau, o Senegal e a Guiné-Conakry.

1 comentário:

  1. Joaquim Luís Fernandes15 de julho de 2015 às 23:45

    A Guiné-Bissau tem potencialidades para produzir energia elétrica que a tornem auto-suficiente e ainda poder exportar. Espero que a linha de alta-tensão que vai ser construída para trazer a energia elétrica para a Guiné-Bissau, venha a servir no futuro para a levar para os países vizinhos.
    Tenho 2 projetos em estudo, ambos das energias hidráulicas. Assentam no enorme recurso energético da maré-motriz, potencialmente utilizável em alguns dos canais/ rios da Guiné-Bissau. O desafio é o desenvolvimento de técnicas e tecnologias, que combinadas com audaciosa engenharia hidráulica, tornem possível a captação dessa energia, a custos ambientais e financeiros sustentáveis. Assim o desejo e espero.

    ResponderEliminar