Harare - O presidente zimbabweano, Rober Mugabe, demitiu hoje (terça-feira), em Harare, a vice-presidente da República Joice Mujuru, assim como oito ministros tidos como seus principais colaboradores, noticiou a AFP.
"O presidente Robert Mugabe exerceu os seus poderes executivos para liberar Joice Mujuru (...) do seu posto de vice-presidente da República do Zimbabwe, com efeito imediato", indicou num comunicado o secretário geral do governo, Misheck Sibanda.
"Tornou-se evidente que a sua conduta no exercício das suas funções era incompatível com o nível esperado, apresentando um conflito entre as responsabilidades oficiais e os interesses privados", acrescentou.
Joice Mujuru, há muito considerada como provável herdeira de Robert Gabriel Mugabe, foi acusada de incompetência, de corrupção e de cumplicidade para assassinar o pai da independência do país, por uma parte da Zanu-PF, partido no poder no Zimbabwe.
O congresso da Zanu-PF, realizada à semana passada, a tinha já excluida do comité central, enquanto que Robert Mugabe foi reconduzido na chefia do partido, tendo o conclave eleito a sua esposa Grace à frente da influente Liga das mulheres.
Joice Mujuru é viúva dum antigo companheiro de armas do presidente, morto em 2011 num misterioso incêndio na sua fazenda.
O presidente Robert Mugabe exonerou igualmente oito ministros próximos de Mujuru (Assuntos presidenciais, Informação e Comunicação, Indegenização, Educação Superior, Serviços Públicos, Energia e província de Mashonaland oriental).
A Zanu-PF tem sido assolado nos últimos tempos por uma guerra de sucessão, opondo nomeadamente Joice Mujuru e o ministro da Justiça Emmerson Mnangagwa, que no passado controlou à polícia secreta e o exército, para um dia substituir Mugabe.
Robert Mugabe deve designar quarta ou quinta-feira, os dois novos vice-presidentes da Zanu-PF, devendo igualmente completar a sua equipa governamental.
portalangop
Sem comentários:
Enviar um comentário