quinta-feira, 18 de dezembro de 2014

JOVENS GUINEENSES HOMENAGEIAM REALIZADOR FLORA GOMES


Bissau - Catorze jovens guineenses estão a apreender técnicas de cinema com o realizador Flora Gomes que também estão a homenagear pelo seu trabalho, que dizem ser mais conhecido fora do país.

A iniciativa de homenagear Flora Gomes é da Acção Cidadã, uma associação de jovens quadros que se dedicam à promoção de ideias e participação democrática.

Elisabete Miryam explicou à agência Lusa que a sua organização decidiu homenagear Flora Gomes "por tudo quanto tem feito" em prol da Guiné-Bissau, ao ponto de a sua arte ser objecto de estudos nas universidades de vários países do mundo. 

"Flora Gomes é mais conhecido pelo mundo fora do que cá dentro. O trabalho dele é objeto de teses de mestrado e de doutoramento no Brasil e nos Estados Unidos, por exemplo, e aqui passa pelas ruas e quase ninguém o reconhece", notou Miryam

A Acção Cidadã, que promove uma gala no domingo para a homenagem ao realizador,
diz ser inaceitável que até hoje o país nunca tenha feito nenhuma distinção de louvor a Flora Gomes. 

Como forma de perpetuar o trabalho e o gosto pelo cinema, a organização chamou cinco realizadores guineenses (Sana Na Hada, José Lopes, Suleimane Biai e Flora Gomes) para ensinarem as técnicas de cinema aos catorze jovens.

Antónia Queta, de 17 anos, é uma das jovens que desde segunda-feira têm estado a aprender técnicas do cinema com os quatro realizadores, sob a coordenação de Flora Gomes. 

A jovem disse à Lusa que "gosta imenso" daquilo que aprendeu nomeadamente a diferença entre um documentário e uma ficção, sem se esquecer das dificuldades para escrever uma história.

portalangop

Sem comentários:

Enviar um comentário