quarta-feira, 17 de dezembro de 2014

MINISTRA DA SAÚDE DE CABO VERDE DEMITE-SE


Cristina Fontes Lima justifica decisão com derrota pesada nas eleições diretas para liderança do PAICV.

A candidata menos votada nas eleições diretas de domingo para a liderança do PAICV pôs à disposição o seu lugar de ministra Adjunta e da Saúde no Governo de Cabo Verde.

Segundo uma nota do Ministério da Saúde, que remete também a carta dirigida ao chefe do executivo cabo-verdiano José Maria Neves, Cristina Fontes Lima justifica a decisão pelos maus resultados eleitorais (8,45% dos votos). "Foi com o íntimo desejo de contribuir para a afirmação e unidade do partido que concorri para as eleições para presidente do PAICV. Fi-lo com sentido de responsabilidade e, perante os resultados obtidos, assumo tirar as consequências", explica Cristina Lima em declarações à RCV.

A ministra da Saúde lembra que o Governo depende, constitucionalmente, do primeiro-ministro e responde politicamente perante o Parlamento, em que a base de sustentação do executivo é justamente o PAICV. "Sei também que está à sua inteira discricionariedade a alteração governamental e isso a qualquer momento. Mesmo assim, face aos resultados eleitorais, entendo ser meu dever agir em consequência e, por isso, venho, por esta via e muito tranquilamente, colocar à sua disposição o meu cargo de ministra Adjunta e da Saúde", argumenta.

Com a decisão, acrescentou Cristina Lima, que tem integrado os sucessivos governos de José Maria Neves desde que o PAICV regressou ao poder, em 2001, ficam assim "facilitadas as condições" para que, no quadro da maioria e em articulação com a presidente eleita do PAICV (Janira Hopffer Almada obteve 51,24% dos votos), o chefe do executivo cabo-verdiano tome "as decisões que entenda seres as melhores". Agradecendo a "confiança" que José Maria Neves "sempre depositou", Cristina Lima manifesta-se, porém, "disponível" para "servir" o PAICV e Cabo Verde.

No Governo, Cristina Fontes Lima já ocupou as pastas da Justiça, Administração Interna, Defesa, Presidência do Conselho de Ministros, Reforma do Estado, tutelando agora a da Saúde, com o estatuto de ministra Adjunta. Se a demissão for aceite, Cristina Lima, 56 anos, licenciada em Direito, em Portugal, e com um mestrado em Administração Pública, nos Estados Unidos, será a nona mexida no terceiro executivo maioritário consecutivo de José Maria Neves, o último dos quais empossado a 21 de março de 2011.
rdp

1 comentário: