segunda-feira, 29 de dezembro de 2014

«RESULTADU DI ELEIÇON DESDI OTUBRO NA MOÇAMBIQUE NA ILADU NA CALERON AINDA HY KA SAI!» "RENAMO ANUNCIOU ANTECIPADAMENTE NÃO RECONHECER RESULTADOS!"


Moçambique: Conselho Constitucional anuncia validação de resultados 3ª feira.

RENAMO anunciou antecipadamente não reconhecer resultados. FRELIMO avisa que não vai permitir agitação.

O Conselho Constitucional de Moçambique divulga na terça-feira o acórdão sobre a validação dos resultados das eleições gerais moçambicanas de 15 de outubro.

Segundo uma nota de imprensa do CC citada pelo jornal Notícias, o órgão vai divulgar a sua decisão sobre as eleições gerais às 10:00 (8:00 de Lisboa) no Centro de Conferências Joaquim Chissano, na capital do país. A decisão do CC é aguardada com grande expetativa, uma vez que a RENAMO, principal partido de oposição, e o líder - Afonso Dhlakama, já anunciaram que não vão reconhecer os resultados apurados pela Comissão Nacional de Eleições, que dão vitória à FRELIMO, partido no poder, e ao seu candidato presidencial - Filipe Nyusi, alegando que são fraudulentos.

Em declarações à agência Lusa no domingo, Dhlakama afirmou que "validar os resultados quando toda a gente sabe que houve fraude é ofender a população e os partidos políticos, é procurar violência e desobediência". Segundo o líder da RENAMO, o CC tem "a oportunidade de ser imparcial e ter a coragem política de indicar os problemas e invalidar as eleições, sem cumprir ordens do Governo nem do comité da Frelimo", para erradicar a "cultura de fraudes" em Moçambique.

Por seu turno, a FRELIMO já anunciou que não vai permitir que a RENAMO crie agitação, aludindo a ameaças de convocação de manifestações pelo principal partido da oposição contra os resultados do escrutínio.
rdp

Sem comentários:

Enviar um comentário