segunda-feira, 22 de dezembro de 2014

«ENERGIA ELÉCTRICA NA GUINÉ-BISSAU» ADQUIRIDOS MAIS 10 GRUPOS DE GERADORES PARA CENTRAL ELÉCTRICA DE BISSAU


Bissau,21 Dez 14 (ANG) - A Central Eléctrica de Bissau recebeu este Domingo 10 grupos de geradores que deverão elevar a produção de energia eléctrica de sete para 17 megawots durante os próximos 12 meses.

Os referidos grupos de geradores com capacidade de 1 Mega Watts cada, foram alugados à uma empresa escocesa com sede em Dubai, denominada Agreppo.

"Este projecto foi concretizado na sequência de um concurso público internacional lançado pelo Governo e que foi ganho pela empresa Agreppo”, explicou o Ministro da Energia, na cerimonia de recepção dos novos grupos.

Florentino Mendes Pereira acrescentou que as obras de construção de uma nova Central Eléctrica já se iniciou e o governo conseguiu um financiamento adicional para aumentar a sua capacidade de 15 para 25 megawots.

"Estamos a receber 10 megawots para complementar os 7 que actualmente são produzidos pela central eléctrica. Isto prova que estamos a trabalhar", regozijou-se Mendes Pereira.

Declarou que é preciso sensibilizar os clientes da EAGB, porque a energia é cara e que para tal é preciso muito dinheiro para comprar combustíveis. "Sem a colaboração dos nossos clientes, essa iniciativa pode entrar em disfuncionamento", advertiu .

O Ministro dos Negócios Estrangeiros, da Cooperação Internacional e das Comunidades, que representou o Primeiro-Ministro no acto explicou que a aquisição se enquadra nas promessas feitas pelo governo de elevar o nível de produção da energia na capital até 15 Megawots.

Mário Lopes da Rosa disse tratar-se de “maior prenda” que o Governo poderia dar ao povo da Guiné-Bissau nesta quadra festiva.

2 comentários:

  1. alugar,dum lado não é mau mas do meu ponto de vista não é solução de resolver problema energia na guine, solução é garantir o problema de baragem de saltinho, so assim guine bissau sairà na situação que estamos e dependemos do nosso proprio e a receita que aqui sai, vai para cofre de estado na totalidade sem estar pensar a pagar divida. Queba Manè

    ResponderEliminar