quinta-feira, 18 de dezembro de 2014

«MENSAGEM DE NOVO ANO» MIGUEL TROVOADA ACREDITA NA TRANSFORMAÇÃO DA GUINÉ-BISSAU NUMA HISTÓRIA DE SUCESSO


Bissau, 18 Dez 14 (ANG) - O Representante Especial de Ban Ki-moon em Bissau, Miguel Trovoada pediu à todos os actores a manterem o espírito positivo e boas expectativas em relação ao futuro do país.


“A comunidade internacional tem vontade de colaborar neste processo , as Nações Unidas farão o seu melhor para apoiar ao povo da Guiné-Bissau e seu Governo na implementação de programas de reformas, trabalhar na organização da conferência de doadores e galvanizar a ajuda para fazer deste país uma história de sucesso”, disse o antigo presidente são-tomense em mensagem por ocasião do novo ano.

Trovoada avisa, entretanto que «agora, depende de todos os guineenses, aproveitarem a oportunidade, identificarem soluções para corrigirem os erros do passado e instalarem, progressiva mas definitivamente, um Estado de Direito» .

Considera que «2014 foi um ano importante para a Guiné-Bissau e para a presença da ONU no país».

Referiu que «no seguimento das eleições e do retorno à ordem constitucional com a tomada de posse do Presidente da República, do Parlamento e do Governo, as autoridades nacionais rapidamente deitaram mãos à obra com a elaboração do Plano Nacional do Governo que incide nas mais prementes necessidades da população, revendo os contratos actualmente assinados com o Estado e introduzindo uma estratégia de longo prazo para o país».

Mudanças essas, que segundo o antigo Presidente de São Tomé e Princípe «foram introduzidas nas Forças de Defesa e Segurança e no funcionalismo público com o objectivo de trabalhar para as reformas previstas e de tirar o país da letargia em que havia caído».

Por isso, acrescenta, os parceiros internacionais da Guiné-Bissau retomaram a sua cooperação com as autoridades e ainda novos acordos financeiros para o desenvolvimento estão em elaboração.

Estes parceiros, de acordo com o responsável máximo do UNIOGBIS, são chamados a participar na conferência internacional de doadores, agendada para princípios de 2015. 

Entretanto, Miguel Trovoada reconhece que avançar com as reformas propostas talvez não seja fácil porque alguns dos antigos e persistentes problemas do passado ainda estão presentes e adicionalmente agravados pela ameaça do Ébola.

Sem comentários:

Enviar um comentário