segunda-feira, 29 de dezembro de 2014

«GUINÉ-BISSAU» PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO SERÁ APLICADO EM 2015 - PM


Bissau - O primeiro-ministro da Guiné-Bissau, Domingos Simões Pereira, disse hoje (segunda-feira), em Bissau, que 2015 vai ser ano do início de aplicação do programa de desenvolvimento do país para o qual pede "mais rigor, mais disciplina e mais trabalho", noticiou a AFP.

Numa declaração à imprensa na presença de todos os membros do Governo, Domingos Simões Pereira afirmou que 2015 "terá que ser a alavanca e o tom dos propósitos de governação" da Guiné-Bissau. 

Realçando a esperança do Governo nos resultados da conferência com os doadores na mesa-redonda a ser realizada no início do ano, o primeiro-ministro guineense disse esperar por "produção e apresentação de resultados palpáveis", ao contrário de 2014 em que o executivo "saiu a correr sem programação e estratégia", disse. 

O Governo tem como eixos fundamentais para a aplicação do seu programa de acção a reforma da justiça, a melhoria da segurança interna, a reforma do sector de Defesa, a infraestruturação do país, nomeadamente construção de estradas, transporte marítimo, energias renováveis e ligação do país ao cabo de fibra ótica

O primeiro-ministro apontou também como metas para 2015 a criação de polos de desenvolvimento nas cidades de Bafatá (leste), Bolama (nas ilhas Bijagós) e Cacheu (no norte). 

"É necessário um amplo consenso nacional para a mobilização de parceira internacional para obtenção de recursos. A Guiné-Bissau neste ano irá precisar da atenção e colaboração de todos os seus filhos. Será um ano de mais trabalho, mais empenho, mais produtividade, mais disciplina, mais rigor e mais controlo", defendeu Simões Pereira

Colocar a Guiné-Bissau "em primeiro lugar" é o que o primeiro-ministro espera de todos os guineenses e dos governantes, "mais resultados em vez de esforços". 

"Realizar, realizar e realizar", será o mote da governação do país a partir de 2015, acrescentou o primeiro-ministro, que anunciou a realização de conselhos de ministros sectoriais e nas regiões como forma de elaborar políticas direccionadas. 

Operacionalizar o domínio 'gw' na internet para identificação das comunicações do Estado e lançar a governação electrónica, são outros dos propósitos do Governo para o próximo ano, anunciados por Domingos Simões Pereira. 

Para aplicar este programa, o primeiro-ministro pretende desencadear um processo de diálogo interno inclusivo e alargado com os demais órgãos de soberania e vários setores da sociedade. 

portalangop

Sem comentários:

Enviar um comentário