terça-feira, 30 de dezembro de 2014

SÃO TOMÉ E PRÍNCIPE: GOVERNO SUSPENDE CONSTRUÇÃO DE UM CENTRO COMERCIAL CHINÊS

Primeiro-Ministro de São Tomé e Príncipe - Trovoada 
São Tomé - O Governo são-tomense suspendeu a construção de um centro comercial de cinco pisos, investimento privado chinês, avaliado em dezenas de milhares de dólares, no centro da cidade capital, São Tomé, soube-se de fonte oficial no local.

Carlos Vila Nova, ministro das Infra-estruturas, Recursos Naturais e Ambiente, justificou a decisão pelo facto do processo não ter “respeitado as normas" e "pelo desrespeito pelas autoridades do país”.

Entre outros incumprimentos, o governante evocou o não pagamento das taxas de título de concessão do terreno, jurisdição da autarquia de Água Grande que, segundo o ministro, não deram orientações superiores neste sentido.

“Para haver emissão de um título tinha que haver a apresentação de um projecto”, frisou Carlos Vila Nova.

A Comissão de Avaliação dos Projectos da Direcção das Obras Públicas não analisaram o empreendimento que, numa primeira fase, previa três pisos tendo sido mais tarde alterado para cinco pisos sem o consentimento das autoridades competentes, acrescentou.

O ministro adverte que o terreno em causa é pantanoso e que o estudo geológico ficou à margem da construção.

A suspensão temporária destas obras deveu-se ainda à sua proximidade junto à Paroquia da Conceição (Igreja Católica) e visa repor a “normalidade”, disse.

O investidor vai ter que agir dentro das normas para o seu bem e para o país. Se não houver essa atitude da nossa parte, amanhã o próprio investidor não respeitará qualquer entidade, nem qualquer instituição”, afirmou.

O centro comercial em construção é o primeiro investimento privado chinês na ilha após o Estado são-tomense ter restabelecido as relações comercias com a China Popular com a abertura de um escritório para efeito na capital São Tomé.

No entanto, há sensivelmente três meses, o Ministério Público, num comunicado de imprensa, terá dito não haver motivos para suspender as obras.
portalangop

1 comentário:

  1. Mas um confuzento, com 300 mil habitantes com 12 partidos políticos. Com poucos anos de independência trocaram mas de 15 primeiro ministros

    ResponderEliminar