As coisas estão esquentando em Dakar Mbour, Saint-Louis, Ziguinchor, Tambacounda, quase em todo o Senegal, desde a prisão do oponente Ousmane Sonko. Isso gerou uma série de protestos por parte dos senegaleses contra o regime de Macky Sall. Eles exigem a “libertação imediata” do oponente.
Por volta das 16h00 de hoje, 5 de março de 2021, o centro da cidade de Dakar foi aquecido pelos confrontos entre a polícia e os manifestantes. Observou-se lançamento de pedra e fogo de gás lacrimogêneo Ao mesmo tempo, outras manifestações mais ou menos pacíficas são relatadas em outras regiões do Senegal.
Inicialmente, Ousmane Sonko foi acusado de “estupro e ameaças de morte” por uma jovem massagista de 21 anos. Ele denunciou um “complô orquestrado” pelo presidente Macky Sall, que quer eliminá-lo da corrida presidencial de 2024.
Enquanto ele deveria responder à intimação de um juiz do 8º gabinete na quarta-feira, o oponente ‘é visto como imponente uma rota pela gendarmerie. Ele se recusou a seguir esse caminho alegando que os bandidos que esperavam nesse caminho para atacá-lo.
Antes que a situação fosse resolvida, o promotor ordenou sua prisão por “perturbar a ordem pública e provocar manifestação não autorizada”.
In pressafrik/odemocratagb
Sem comentários:
Enviar um comentário