segunda-feira, 4 de julho de 2022

SISSOCO EMBALÓ DIZ QUE O PAÍS NÃO DEVE FALHAR COM A CEDEAO


O Presidente em exercício da Comunidade Econômica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO), Umaro Sissoco Embaló, disse na noite deste domingo, 03 de julho de 2022, que a Guiné-Bissau não deve falhar compromissos da organização.

O chefe de Estado guineense fez essa chamada de atenção no Aeroporto Internacional Osvaldo Vieira, proveniente da cimeira da CEDEAO realizada em Acra, Gana.

Em declarações aos jornalistas, Sissoco Embaló elogiou o papel de Portugal, que mobilizou esforços para permitir que chegasse a tempo na cimeira.

“O país não deve falhar os compromissos da organização”, disse, anunciando apoios dos países da sub-região à Guiné-Bissau e a escolha da Ministra dos Negócios Estrangeiros, Cooperação Internacional e das Comunidades, Carla Suzi Barbosa, que vai presidir as reuniões do Conselho de Ministros da CEDEAO.

O Presidente da República disse que depois da sua eleição, recebeu solidariedade de Portugal, do Brasil e Cabo Verde.

Neste sentido, apelou aos jornalistas a terem cultura de falar bem do país, relatar fotos reais e promover uma boa imagem da Guiné-Bissau.

“É um orgulho assumir a presidência da organização sub-regional. É uma visibilidade e com impacto grande para o país”, enfatizou.

Embaló assegurou que vai trabalhar para deixar um marco importante na liderança da CEDEAO, na base de uma concertação permanente e pautar por uma decisão colegial.

Questionado sobre a vandalização da Igreja Católica de Gabu, Embaló desdramatizou o ocorrido por considerar ser que “não é algo de outro mundo”, remetendo o caso para a polícia investigar.

“No Vaticano e em Meca rouba-se, portanto isso não é uma novidade. Quantas vezes as mesquitas foram roubadas na Guiné-Bissau?”, questionou.

Anunciou que a próxima cimeira será realizada em Bissau, em dezembro, mas abriu a possibilidade de a mesma se realizar em qualquer Estado membro da CEDEAO.

Por: Filomeno Sambú
Conosaba/odemocratagb

Sem comentários:

Enviar um comentário