segunda-feira, 4 de julho de 2022

«"GOVERNAR PARA ESTABILIDADE" »"Chefe do Estado Maior-General das Forças Armadas de Portugal visita a Guiné-Bissau no âmbito da cooperação entre os dois países".


A delegação do Estado Maior General de Portugal chegou ao país este sábado, 02 de Julho de 2022, para uma visita de quatro dias.

O Almirante ANTÓNIO SILVA RIBEIRO, reuniu-se no final da tarde deste sábado com o Ministro de Estado da Defesa e Combatentes da Liberdade da Pátria, nas instalações do Ministério da Defesa, em Bissau.

Falando aos jornalistas após o encontro MARCIANO SILVA BARBEIRO realçou a importância da cooperação bilateral no processo do desenvolvimento da Guiné-Bissau.

"Esta visita é sinal de que devemos caminhar de mãos dadas para o desenvolvimento dos nossos países, nenhum país pode desenvolver sozinho sem o apoio dos seus parceiros". Assegurou Silva Barbeiro.
O governante sublinhou que as atividades que a delegação português vai desencadear durante a visita ( entrega de livros didáticos ao Estado Maior e a entrega de postos de saúde militar em Marinha, Força Aérea e Cumeré) mostra as ações concretas no relacionamento entre os dois países no domínio da Defesa.
O chefe dos militares portugueses está no país no quadro de uma Missão de Treino Militar desencadeada no início deste ano na Guiné-Bissau.
O Almirante ANTÓNIO SILVA RIBEIRO falou das ações desenvolvidas no âmbito da cooperação entre as Forças armadas portuguesas e guineenses.
"Para além deste treino militar, formamos cerca de 60 militares guineenses na área da saúde, entre eles 15 são formadores, recuperamos as infra-estruturas da saúde da Marinha e da Força aérea e vamos prosseguir com as ações que foram planeadas, nomeadamente, formação dos militares guineenses no Cumeré, capacitação da Marinha em termos de vigilância Marítima e a formação dos elementos da polícia área"
Antes o almirante português esteve no Estado Maior-General das Forças Armadas onde reuniu-se com o General Biaguê NanTam.
O encontro culminou com a entrega oficial de um conjunto de livros didáticos doados pelo povo português no âmbito da Jornada Solidária Militar.
Durante os quatro dias da visita a delegação do Chefe do Estado Maior-General das Forças Armadas de Portugal vai proceder também a entrega de postos de saúde da Marinha, Força Aérea e de Cumeré, doação de uma Ambulância ao Hospital Militar Principal e a Comemorada as três Décadas de Cooperação, no Domínio da Defesa, entre as Forças armadas da Guiné-Bissau e Portugal, acompanhado da Assinatura das Fichas de Projetos no âmbito do novo Programa Quadro 2021/2025.
O assessor de comunicação
Mamadú Baldé
02 de Julho de 2022









Sem comentários:

Enviar um comentário