sábado, 9 de julho de 2022

CONVITE: Sessão de apresentação do livro «MATCHUNDADI: GÉNERO, PERFORMANCE E VIOLÊNCIA POLÍTICA NA GUINÉ-BISSAU», 2ª Edição de um bestseller

 A Nimba Edições e a autora Joacine Katar Moreira, têm a honra de convidar V. Exa. para a sessão de apresentação do livro «MATCHUNDADI: GÉNERO, PERFORMANCE E VIOLÊNCIA POLÍTICA NA GUINÉ-BISSAU», 2ª Edição de um bestseller, editado pelo Sistema Solar Ed. / Teatro Praga, distribuição/venda autorizada Nimba Edições.

 

Data: 16 DE JULHO | 15h00

 

Local: ESPAÇO ESPELHO D’ÁGUA, Av. Brasília, 1400-038 – Belém, Lisboa.

 

Esta é uma parceria Nimba Edições, Sistema Solar ed. e Teatro Praga.

 

Excerto do prefácio: Indispensável. Numa palavra seria esta a qualificação do livro de Joacine Katar Moreira que aqui se apresenta. E indispensável por múltiplas razões: porque permitirá à leitora e ao leitor aprender tanto como aprendi eu sobre a história contemporânea da Guiné-Bissau; porque desenvolve uma análise fina e sofisticada de como essa história foi e é, também, organizada por um dos processos primordiais de todas as sociedades humanas – o género; porque aponta claramente um dos elementos centrais, até aqui oculto de toda e qualquer análise sobre a realidade guineense, geradores da instabilidade e violência dos processos sociopolíticos da Guiné-Bissau – as formas de (hiper)masculinidade hegemónica que monopolizam a competição pelo poder estatal. [Pedro Vasconcelos].

Joacine Katar Moreira é historiadora e política negra nascida na Guiné-Bissau em 1982. É Doutorada em Estudos Africanos, mestre em Estudos do Desenvolvimento e licenciada em História Moderna e Contemporânea pelo ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa. Foi deputada independente do Parlamento Português durante a XIV Legislatura e candidata às eleições europeias em 2019. Feminista interseccional e anti-racista, as suas áreas de estudo são os Estudos de Género, a violência, a política e a descolonização. Mentora e fundadora do INMUNE – Instituto da Mulher Negra em Portugal, tem participado activamente no debate público sobre o Colonialismo, a Escravatura e o Racismo. Como política a sua agenda pautou-se pelo alargamento dos Direitos Constitucionais, o combate ao racismo e à pobreza e pela luta contra as alterações climáticas.

A obra encontra-se disponível aqui: https://bit.ly/3RjypZG

Visite-nos e faça a sua encomenda aqui: www.enimba.com

 

Nimba Edições, a sua editora de referência.

Sem comentários:

Enviar um comentário