quarta-feira, 13 de outubro de 2021

UCCLA vai receber lançamento do livro “O Espelho de uma Vida” de João Alage Mamadú Fadiá - 21 de Outubro de 2021

 

UCCLA vai receber lançamento do livro “O Espelho de uma Vida” de João Alage Mamadú Fadiá

As memórias de uma vida, relatado na primeira pessoa, o processo revolucionário do país onde nasceu, as diversas experiências e vivências por que passou, o seu percurso profissional e pessoal são os ingredientes da autobiografia “O Espelho de uma Vida” de João Alage Mamadú Fadiá, que será apresentada no dia 21 de outubro, às 18 horas, no auditório da UCCLA.

O livro conta com o prefácio de José Viale Moutinho e o posfácio de Ernesto Dabó.

Sinopse:

«O Espelho de uma vida» é a obra que traz a relato de João Alage Mamadú Fadiá, através do qual o autor oferece ao público a visão sobre a sua terra, Guiné-Bissau, fazendo uma análise crítica da situação contemporânea, apontando saídas para uma vivência democrática, de respeito pelos direitos humanos, rumo ao desenvolvimento. Aborda ainda as questões ligadas com a administração colonial e a luta pela independência, bem como fatos e figuras históricas relevantes.

Uma verdadeira viagem que inicia com uma criança talibés, de origem humilde, que faz o seu percurso de forma motivadora atravessando desafios, conquistando etapas que não descurou nunca dos seus valores, amizades e referências familiares.

Trata-se de um jovem revolucionário próprio da época, que lidou de perto com o processo da luta de libertação. No passo a passo das suas conquistas exerceu durante largos anos funções diretivas em instituições bancárias, dentro e fora do pais. Ocupou cargos políticos e hoje em dia é também um escritor que nos brinda com esta obra de vida.

Biografia:

João Alage Mamadú Fadiá nasceu a 4 de janeiro de 1959, na cidade de Bolama, na Guiné-Bissau.

Depois de Alage Mamadu Fadia ter-se aposentado, após uma longa carreira profissional com cerca de 40 anos, acreditando este que não voltaria ao ativo, eis que não! O destino acrescentou linhas à sua história profissional.

Este nosso destacado concidadão, técnico bancário conseguiu a sua formação passando nas escolas primárias de Bolama, Bambadinca e Bissau. O ensino secundário foi na CIPES - Marechal Carmona, Escola Técnica Victorino Costa e Liceu Nacional Kuame N’Krumah, tendo concluído os Estudos Superiores Especializados em Contabilidade e Administração Bancária no Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Lisboa.

Na sua formação académica, conta ainda com a frequência de diversos cursos e estágios nos domínios da atividade bancária, contabilidade, auditoria e finanças, realizados no Fundo Monetário Internacional em Washington, Bancos Centrais, Bancos Comerciais, Firmas de Auditoria, em Portugal, França, Tunísia e Costa do Marfim.

Fez a sua carreira profissional, que teve início em 1978, no Banco Nacional (BNG), e mais tarde, Banco Central da Guiné-Bissau (BCG), finalizando no Banco Central dos Estados da África Ocidental (BCEAO). No BNG e BCG, desempenhou vários cargos, nomeadamente Diretor de Contabilidade e Orçamento; administrador responsável pelos pelouros de Contabilidade, Crédito e Tesouraria, e, por fim, de Inspetor-Geral responsável pelos pelouros da Auditoria Interna e Supervisão Bancária. Em 1997 entrou para o BCEAO, em resultado da adesão do nosso País à UEMOA, onde desempenhou as funções de Controlador de Gestão da Direção Nacional para a Guiné-Bissau. Em Dakar, de Adjunto do Diretor Central da Contabilidade e Orçamento, de Conselheiro do Controlador Geral e, de Diretor Central de Controlo e Prevenção de Riscos. Desde 2008 até a sua aposentação, desempenhou as funções de Diretor Nacional para a Guiné-Bissau e a partir de Janeiro de 2012 cumulativamente de Conselheiro do Governador. Ainda durante a sua carreira, desempenhou outras funções importantes que merecem ser destacadas tais como: De Ministro da Economia e Finanças, duas vezes, (no Governo Constitucional da VII Legislatura (Abril 2004 a Outubro de 2005) e no Governo Constitucional da IX Legislatura (Dezembro 2016 a Abril 2018).

De Governador da Guiné-Bissau junto do Fundo Monetário Internacional, Banco Mundial, Banco Africano de Desenvolvimento e Banco Islâmico de Desenvolvimento. Igualmente de Membro Estatutário do Conselho de Ministros da UEMOA, da CEDEAO, da OHADA e GIABA. Participou nas negociações da adesão da Guiné-Bissau à UEMOA, bem como em diversas negociações de programas com o Fundo Monetário Internacional e Banco Mundial; Foi Membro Vogal do Conselho Fiscal do Banco Internacional da Guiné-Bissau (BIG), das Comissões Liquidatárias da SOCOMIN, EP e Banco de Crédito Nacional (BCN). De salientar, finalmente, que também foi Vice-Presidente de Sport Bissau e Benfica. Desde Março de 2020, volta ao exercício governativo desempenhando o cargo de Ministro das Finanças.


Sem comentários:

Enviar um comentário