quinta-feira, 7 de outubro de 2021

ESPECIALISTA ALERTA QUE OS ALIMENTOS CONSUMIDOS NA GUINÉ-BISSAU “SÃO VENENOS”

A Coordenadora do projecto de acção ligado à agricultura revela que os produtos alimentícios consumidos no país são venenos para a vida dos consumidores e por isso existem vários tipos de doenças por vezes fatais.

Falando, hoje, em Bissau, à Rádio Sol Mansi (RSM), a margem da abertura do lançamento do Projecto de pesquisa-Acção que tem a ver com a melhoria sustentável, ecossistemas e meios de subsistência, disse que é necessário valorizar a soberania alimentar através da produção nacional.

“Hoje temos muitas doenças provocadas por isso mesmo, porque os nossos alimentos são venenos”, sustenta a especialista que exorta as autoridades a valorizar as variedades que os agricultores nacionais produzem.

Marina Tumudo defendeu que a falta de rede de escoamento dos produtos na Guiné-Bissau é um dos entraves que, há 40 anos, fez com que os agricultores guineenses não conseguem vender os seus produtos alimentícios.

“Uma das coisas necessárias é não importar arroz quando existem o arroz na Guiné-Bissau e não importar arroz de má qualidade”, sugere Marina que aponta a valorização do arroz nacional através de preços justos e a criação de uma rede de escoamento.

O Projecto MALMON ligado à melhoria sustentável, ecossistemas e meios de subsistência visa aumentar a produtividade e estabilizar a produção Inter anual de arroz de mangal, bem como melhorar a compreensão e melhoraria dos factores impulsionadores e a dinâmica complexa de mudança do ecossistema de mangal na Guiné-Bissau.

Por: Elisangila Raisa Silva dos Santos/radiosolmansi com Conosaba do Porto

Sem comentários:

Enviar um comentário