segunda-feira, 1 de março de 2021

O Retorno do rei!

Por: yanick Aerton

Quando é que ele vai retomar o serviço? Qual é o problema? Terá desistido de continuar a fazer aquilo que mais sabe fazer, TRABALHAR, com muito profissionalismo, competência e humildade? Não terá resistido a pressão, situação a que normalmente está habituado, tendo em conta o seu passado de um dos mais brilhantes altos dirigentes do sector bancário e financeiro do país?

Até há rumores de que teria dirigido uma carta ao PR para pedir a sua demissão? “Coisas nossas, muito nossas”, como dizia o bem conhecido quadro do ministério da educação, José Ampa Kume Lerbo (Paz a sua alma!

A Guiné-Bissau, maior exportadora do produto conhecido por “rumores ou especulações”! Nobas passa! Wetchi Wetchi passa! Bo muda manha bo pega tarbadju, bo para pera Curu!

Que os que assim pensam tirem o seu cavalinho da chuva, porque de acordo com uma fonte fidedigna (cabaz di sorte), o nosso campeão vai retomar muito brevemente o seu cargo de ministro das finanças.

Os murus, irans e djambakusis, não vos protegerão contra as vossas más intenções de quererem alguém à frente daquele importante departamento de Estado, que vos abra as possibilidades de retomarem os vossos vícios que contribuíram para a destruição da nossa economia (DNT,) títulos fantasmas e outras práticas criminosas duramente condenáveis à luz da lei.

Os que estão com a pressa de ver o seu timoneiro retomar as suas actividades, são os seus principais colaboradores, principalmente secretário de estado do tesouro, IVT. e os da Direcção-Geral das Alfândegas, porque partilham da mesma visão de proceder à gestão das nossas finanças publicas nunca vista. Daí a razão pela qual esses patriotas devem merecer o reconhecimento dos Guineenses, a começar pelo DGA, demais trabalhadores daquela instituição, independentemente das tarefas que desempenham.

Quem escutou muito atentamente a comunicação do PR, nos média, quando fazia o balanço do primeiro ano do seu mandato, a frente da Nação Guineense, facilmente poderá compreender a razão porque o ministro das finanças, Dr. João Aladje Mamadu Fadiá, (Baba) foi a preferência da comunidade internacional, particularmente das instituições de Bretton Woods (FMI e BM). O PR, General de Exército, Umaru Sissoco Embalo, que elegeu o combate contra a corrupção, o saneamento das finanças públicas, entre outras prioridades, Não podia ter melhor colaborador neste seu sacerdócio político do que o seu mano Fadiá.

Os rasgados elogios feitos pelo PR ao ministro das finanças, sobretudo a referência em relação a forma como o ministro é visto, tanto interna quanto externamente, é a garantia de que o país e o sector financeiro estão entregues em boas mãos.

A quase perfeita sintonia existente entre o PR, o PM e o ministro das finanças, aliada ao impressionante trabalho da nossa chefe de diplomacia, são indicadores que confortam o Guineense, honesto e patriota, que quer ver o sonho do CPL realizado, isto é, o bem-estar do povo, pela emancipação do qual consentiu todos os sacrifícios.

Neste momento em que ainda celebramos, com todo o orgulho, o primeiro ano do mandato do Presidente da Republica, General de Exercito, Umaro Sissoco Embalo, aproveito este espaço para convidar a todos os Guineenses, para nos unirmos a volta dos grandes desígnios, porque é possível, na unidade e a reconciliação, transformar este pedaço de terra, conhecido pelo nome da Republica da Guiné-Bissau, num Eldorado.

Campeão tio Aladje Fadiá, (Baba) os mais sinceros votos de saúde e felicidades junto da minha família, Tia Joaninha Besanta e dos meus primos Madu, Aziz, Aliu, e da minha prima, Princesa Médica!

Deus abençoe a Guiné-Bissau!

Sem comentários:

Enviar um comentário