O coordenador do Projecto de Apoio ao Desenvolvimento Económico das Regiões da zona Sul (PADES) prometeu continuar a trabalhar para reduzir o deficit da produção do arroz na zona sul do país.
Esta terça-feira (10/12) em entrevista aos jornalistas em Gã Cumba, sector de Empada, região de Quinará, no quadro do encontro de capacitação dos jornalistas sobre o sector agrícola, Adelino Nunes Correia diz ainda que o objectivo do projecto é de melhorar a condição de vida da população desta zona e garantir a segurança alimentar.
“O nosso objectivo é de melhorar a condição de vida da população e garantir a segurança alimentar, como consta na carta política do desenvolvimento agrícola, é isso que o projecto visa como o seu objectivo para ver se é possível reduzir o deficit da produção do arroz, que se verifica nesta zona e ver se é possível contribuir para tornar a zona sul o celeiro como é antes”, revelou.
Projecto de Apoio ao Desenvolvimento Economico das Regiões do Sul está a construir e reabilitar as barragens com os descarregadores que permita a saída e entrada da água salgada para combater as ervas nefasta ao arroz.
Em Bissasma, cerca de 14 km a sector de Titi, o responsável de ordenamento hidroagrícola e recuperação das pistas rurais do projecto PADES, Ernaldo Augusto Sanca, disse que com a intervenção do projecto nesta zona, mais de 70% de superfícies abandonados foram valorizados este ano.
“Esta bolanha foi abandonada há muitos anos e com a reabilitação da barragem de 650 metro de cumprimento e a construção de um outro com 400 metros e ainda construção de duas descarregadoras, uma com a função de permitir saída da água doce da bolanha e a outra que permite a entrada da água salgada para combater as plantas que nascem nas bolanha. Tudo isso, permitiu a valorização de mas de 70% da superfície abandonado”, acrescentou.
Entretanto, um dos beneficiários do projecto Fernando na Isna elogiou a iniciativa, sobretudo da construção e reabilitação das barragens. “Este trabalho tem muito rendimento e com as bolanhas recuperadas pelo PADES, vamos trabalhar e quem não quer trabalhar que fique em casa”, avisa para depois manifestar que “ no próximo ano, teremos sementes para ocupar todas as bolanhas”
O Projecto de Apoio ao Desenvolvimento Economico das Regiões do Sul financiado pelo Fundo Internacional para o Desenvolvimento Agrícola (FIDA), visa revitalizar a economia rural, melhorar a segurança alimentar e combater a pobreza rural nas regiões de Tombali, Quinaras e Bolama Bijagós, na qual, cerca de 40% dos beneficiários directos são mulheres e 42% são jovens.
O projecto constrói e reabilite os diques para evitar a entrada descontrolada da água salgada nas bolanhas, reabilita também as pistas rurais e constrói os poços para actividade hortícolas e alfabetização.
Por: Braima Sigá/radiosolmansi com Conosaba do Porto
Sem comentários:
Enviar um comentário