O Coronel Burquinabê David Kadre é novo comandante da força de ECOMIB que se encontra no país desde 2012 devido ao golpe de estado de 12 de Abril.
O acto solene da apresentação do novo comandante teve ponto alto da condecoração do antigo comandante Gnibanga Barro pela sua missão na Guiné-Bissau durante 7 anos.
A cerimónia é presenciada pelos diferentes Embaixadores no país, na companhia de Blaise Diplo, representante da organização sub-regional assim como do representante das Nações Unidas para o país.
O ministro da Defesa Nacional, Luís Melo numa entrevista a margem da cerimónia, agradeceu a CEDEAO pela ajuda a Guiné-Bissau nos momentos difíceis em que o país se encontrava.
“Nos temos só que agradecer primeiro a CEDEAO e ao próprio comandante Barro que foi um homem excelente, competente e desempenhou as suas funções com todas as suas competências”, destacou Luís Melo Ministro da Defesa guineense.
Por outro lado, o titular da pasta da Defesa Nacional espera que o novo comandante continuará com a missão do anterior comandante para manter certa calmia na Guiné-Bissau.
“Eu espero que ele vai continuar a tarefa que o comandante Barro vinha exercendo aqui, porque são instruções da própria CEDEAO assim como presidente da comissão no sentido de manter uma certa calmia no país para podemos atingir a estabilização completa”, disse esperançado.
Luís Melo diz que a manutenção da força da Comunidade Económica dos Estados da Africa Ocidental continua a ser mas valia para a estabilização do país. “ Nas últimas cimeiras foram renovadas o mandato da ECOMIB por mais seis meses, portanto vamos ver depois das eleições presidenciais de 24 de Novembro, se tudo correr conforme previsto, o país normalizar, ali as instâncias internacionais possam decidir”, admitiu ministro da Defesa Nacional.
Por: Marcelino Iambi/radiosolmansi com Conosaba do Porto
Sem comentários:
Enviar um comentário