terça-feira, 7 de novembro de 2017

«RESPOSTA A ACUSAÇÕES» "SE HÁ TERRORISTA, NÃO SOU EU E NEM NO MEU GOVERNO TEMOS" DIZ PRIMEIRO-MINISTRO DA GUINÉ-BISSAU


O primeiro-ministro da Guiné-Bissau, Umaro Sissoco Embaló, desmentiu que tenha qualquer ligação ao terrorismo, em resposta a acusações nesse sentido por parte de alguns líderes da oposição.

Num comício popular organizado na segunda-feira no bairro de Missirá, por um grupo que se assume próximo do chefe do Governo, Umaro Embaló respondeu às acusações feitas contra si pelo ex-primeiro-ministro Domingos Simões Pereira e por Nuno Nabian, presidente da Assembleia do Povo Unido - Partido Democrático da Guiné-Bissau (APU - PDGB) e candidato derrotado na segunda volta das últimas eleições presidenciais guineenses.

Segundo aqueles dois líderes políticos, os números de telemóveis de Umaro Sissoco Embaló teriam sido encontrados nos aparelhos celulares de um terrorista morto num país vizinho da Guiné-Bissau.

O facto teria sido dado a conhecer ao chefe do Estado guineense pelos serviços de informações de países estrangeiros "insuspeitos" para evitar que José Mário Vaz nomeasse Umaro Embaló primeiro-ministro, sublinharam os dois dirigentes.

Em resposta, Embaló negou que tenha qualquer ligação ao terrorismo e afirmou que nenhum elemento do seu Governo está envolvido nesse tipo de crime.

"Só posso dizer que no meu Governo ninguém é terrorista. Somos terroristas do desenvolvimento do país", enfatizou o primeiro-ministro, questionando a assistência sobre se viram alguma vez um terrorista a usar da palavra nas Nações Unidas.

Disse ainda que um terrorista não usaria da palavra no Parlamento de Israel e nem seria recebido, em audiências, em palácios em Portugal, Espanha, França, Bélgica e muitos outros países.

O primeiro-ministro guineense afirmou que estará atento para aguardar que os dois políticos avancem com a queixa-crime contra o chefe do Estado, José Mário Vaz, por alegado encobrimento do terrorismo, no Tribunal Penal Internacional.

A eventual apresentação desta queixa foi admitida hoje à Lusa pelo presidente do Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC), Domingos Simões Pereira.

"Temos dossiês de muita gente, estamos a aguardar que avancem com essa queixa contra o Presidente no TPI", disse Embaló, em avançar mais pormenores.

Conosaba/Lusa


SISSOCO NEGA SER TERRORISTA E DISSE DISPONIBILIZAR CINCO MILHÕES DE DÓLARES AO NUNO NABIAN

O Primeiro-ministro guineense não tem dúvidas que Presidente Mário Vaz está a ser retalhado por ter colocado na prisão, esposa de um dos altos dirigentes do PAIGC.

No comício realizado no bairro de Missira circulo-27 em Bissau, Umaro Sissoco disse que esposa desse político que não identificou falsificou assinatura e roubou dinheiro de Estado.

“Os 15 surgiram no cenário político porque foram expulsos do PAIGC. No PAIGC, um muçulmano ou balanta não se promovem”.

No entender de Sissoco Embaló, para ser governante tem que ser um homem de carácter.
“Se quer ser Chefe de Estado, PM ou membro do Governo não pode ter um filho delinquente,” observou Sissoco.

O chefe de Executivo assegura que, líder da APU-PDGB não viaja à América. Se o fazer será preso e não voltará ao país.

Se Nuno quiser vou paga-lo viagem à América para vermos se volta para Guiné,” disse.

Como se não bastasse Umaro Sissoco Embaló disse que disponibilizou cinco milhões de dólares ao Nuno Nabian para a campanha de 2014, e este usou o dinheiro para a construção da sua casa que até agora não terminou. Adiantando que Nabian pediu-lhe dinheiro para pagar renda da casa onde mora.

“Se há terrorista, não sou e nem no meu Governo temos”. Para depois questionar se “terrorista discursa na reunião do Conselho de Segurança da ONU. Se somos terroristas, então somos terroristas de desenvolvimento”
.
Sissoco Embalo disse nunca usar recursos do Governo.

“Eu moro na minha casa uso a minha viatura pessoal e nunca usei bens do Governo”. 
O governante avisa que dentro de um mês vão repor a ordem no país.

Em representação das mulheres, Júlia Quebe revelou ao primeiro-ministro, falta de luz, água mercado e esquadra de polícia para os habitantes do bairro.

Conosaba/Notabanca




Sem comentários:

Enviar um comentário