segunda-feira, 27 de novembro de 2017

POUCA AFLUÊNCIA DOS ALUNOS NAS ESCOLAS PÚBLICAS



Apesar dos apelos dos dois sindicatos dos professores e dos sindicatos dos trabalhadores, regista-se pouca presença dos alunos nas escolas pública do país. A greve de 20 dias deveria começar esta segunda-feira, mas foi suspensa neste fim-de-semana

A Constatação feita, esta manhã, pela repórter da rádio Sol Mansi (RSM) que fez ronda, na manhã desta segunda-feira (27), nas diferentes escolas públicas de Bissau.

A RSM constatou igualmente a presença significante dos professores das escolas mas que lamentam um abandono parcial por parte dos alunos.

Sabe-se que as aulas decorreram em parte. Os professores dizem que mesmo com dois alunos, num universo de 40 por turma, irão dar as aulas.

As direcções das escolas dizem que o fracasso das aulas e a consequente ausência dos alunos deve-se a situação que se verifica desde muitos anos onde os alunos dizem que os primeiros dias das aulas costumam não correr bem.

“As faltas serão marcadas para alunos e professores. Mas esperamos que os alunos compareçam no período da tarde. Por isso os pais devem mandar os seus filhos para as escolas”, apela.

As escolas públicas do país têm registado várias greves e neste fim-de-semana os sindicatos resolveram levantar a greve dando benefício de dúvidas ao governo que compromete-se, num prazo de seis dias (a contar a partir desta segunda-feira (27), cumprir com a sua parte e compromete-se igualmente a não descontar o dinheiro dos professores durante o período da greve.

Por: Elisangila Raisa Silva dos Santos/radiosolmansi com Conosaba do Porto

Imagem: Bíbia Mariza Pereira

Sem comentários:

Enviar um comentário