quarta-feira, 22 de novembro de 2017

CARDEAL DE CABO-VERDE CONSIDERA DE POSITIVO OS TRABALHOS DA CONFERÊNCIA EPISCOPAL EM BISSAU


Cardeal de Cabo Verde, actual Bispo de Santiago D. Arlindo Gomes Furtado, fez o balanço Positivo dos trabalhos da conferência Episcopal que decorreu na Guiné Bissau de 13 a 18 de Novembro.

Em declaração a Radio Sol Mansi D. Arlindo Gomes Furtado, considera de interessante os trabalhos sobretudo o tema para quaresma do próximo ano, que chama atenção dos responsáveis e apela aos cristãos para que dêem exemplo com as suas vidas …

«Foi muito interessante e foi uma semana intensa de trabalhos. Mas abordamos várias questões de partilha daquilo que está a acontecer de bom ou de mais difícil nas nossas Dioceses e sobretudo trabalhamos o tema para quaresma do próximo ano que é sobre o bem-comum que existe em todos os países. Tudo isso de um lado chama a atenção dos responsáveis e por outro aos fiéis cristãos para que dê exemplo com suas vidas. Participamos na comemoração de 40 anos da Diocese de Bissau que é um momento histórico e positivo», lembra o Cardeal Cabo-verdiano.

Sobre a situação política na Guiné Bissau o Cardeal pede que haja articulação entre os poderes para que cada um faça a sua parte e em conjunto funcionar para o bem do povo. “ Guiné-Bissau tem tudo para dar certo, portanto é preciso que os homens se entendam entre si e colaborem com grande espirito a amor à pátria em que cada um tem seu lugar assim a Guiné-Bissau vai dar um salto para frente”, aconselha.

Quanto aos desafios pastorais em Cabo verde, o responsável da igreja de Cabo-verdiana destaca pastoral juvenil que integra jovens que têm ambição de dar o seu contributo para o desenvolvimento do país

Cardeal de Cabo Verde, actual Bispo de Santiago D. Arlindo Gomes Furtado a Radio sol Mansi a margem da sua participação da Conferencia Episcopal que juntou em Bissau Bispos de Cabo Verde, Senegal Guiné Bissau e Mauritânia.

A conferência terminou com eleição do Bispo de Diocese de Bissau Don José Camnate Na Bissin como novo presidente de Conselho da conferência Episcopal dos países referenciados.

No domingo, 19 de Novembro, os Bispos da Conferencia Episcopal participaram nas comemorações dos 40 anos da Diocese de Bissau que ficou marcado com Ordenações Sacerdotal e diaconal.

Por: Amadu Uri Djaló/radiosolmansi com Conosaba do Porto

Sem comentários:

Enviar um comentário