quinta-feira, 16 de novembro de 2017

LIGA DOS DIREITOS HUMANOS CONDENA ATAQUE CONTRA MANIFESTANTES



A Liga Guineense dos Direitos Humanos (LGDH) registou com “profunda tristeza” a actuação das Forças de Segurança contra os manifestantes que tentavam aceder à Praça dos heróis nacionais. A manifestação foi convocada pelo colectivo dos partidos políticos democráticos

A reacção da Liga vem num comunicado de imprensa enviado á Rádio Sol Mansi (RSM), horas depois do incidente, onde a organização que luta pela defesa dos direitos humanos condena “veementemente” a actuação “desproporcional e ilegal” das Forças de Segurança que visa “única e exclusivamente”, restringir as liberdades de manifestação e de expressão.

A LGDH exige igualmente a libertação imediata e incondicional de todos os detidos em conexão com esta marcha.

Igualmente exorta o Governo, em particular o Ministério do Interior no sentido de se absterem da prática de actos susceptíveis de agravar ainda mais o frágil ambiente político vigente.

Os efectivos das forças de segurança foram alertados sobre eventuais responsabilidades criminais decorrentes do cumprimento de ordens ilegais.

Aos atores políticos, sobretudo aos protagonistas da presente crise, a liga pede maior contenção e moderação evitando declarações públicas capazes de pôr em causa a paz e tranquilidade que o país tanto almeja.

Do confronto foram registados ferimentos graves entre polícias, manifestantes e jornalistas. Dezenas de manifestantes foram presos na sequência do confronto.

As manifestações acontecem numa altura em que o presidente da república se encontra na região de Bafatá para entregar donativos aos populares que viram as suas agriculturas estragadas pela água salgada.

Embora o incidente os partidos políticos confirmam que a marcha terá lugar amanhã (17) com o mesmo itinerário.

Por: Elisangila Raisa Silva dos Santos/radiosolmansi com Conosaba do Porto

Sem comentários:

Enviar um comentário