terça-feira, 10 de janeiro de 2017

PRESIDENTE JAMMEH DEMITE MINISTRO DA INFORMAÇÃO



Banjul - O Presidente gambiano, Yahya Jammeh, exonerou nesta segunda-feira, em Banjul, o ministro da Informação, Sheriff Bojang, que foi substituido por um deputado, segundo um comunicado difundido segunda-feira pela televisão nacional (GRTS), sem nenhuma explicação, noticiou a AFP.

Segundo o comunicado lido na GRTS, Jammeh deu por findo as funções de Bojang "com efeito imediato", nomeando ao mesmo tempo para o substituir Seedy Njie, até então deputado do seu partido.

Por outro lado, a Justiça ordenou a libertação sob caução de um antigo responsável da Televisão gambiana, detido desde Novembro ultimo, pelos Serviços de segurança.

Nomeado ministro da Informação em Janeiro de 2015, Sherif Bojang, trabalhou na imprensa privada, dirigindo o jornal “The Standard Newspaper”, encerrado em 2012, por ter criticado o regime do Presidente Yahya Jammeh.

O seu substituto Seedy Njie, entrou no Parlamento em 2007, antes de ser reconduzido em 2012 por Yahya Jammeh. Na Gâmbia, o Parlamento é composto por 53 membros, dos quais 48 eleitos e cinco designados pelo chefe de Estado.

Desde a sua revira-volta, Jammeh foi submetido à pressões exteriores, nomeadamente a da Comunidade Económica dos Estados da África do Oeste (CEDEAO, 15 países), para deixar o poder a 19 de Janeiro, após a expiração do seu mandato. 

Neste contexto, a CEDEAO tinha enviado alguns dos seus dirigentes a Banjul, mas sem sucesso, tendo multiplicado as reuniões sobre esse dossier. A organização oeste-africana decidiu uma vez mais enviar quarta-feira, uma nova missão de chefes de Estado à Gâmbia para "discutir com o presidente Jammeh o imperativo de respeitar à Constituição". 

Conosaba com angop.

Sem comentários:

Enviar um comentário