quarta-feira, 11 de janeiro de 2017

GUINÉ-BISSAU: MINISTRO DA SAÚDE PÚBLICA VISITA LABORATÓRIO NACIONAL DE SAÚDE

O Ministro da saúde Publica visitou, esta terça-feira, o hospital Raoul Folloreau, Laboratório Nacional de Saúde Publico e Inspecção Geral de Saúde. A Visita de Carlitos Barrai serve para permitir inteirar-se do funcionamento das estruturas e das dificuldades daquelas instituições
Na ocasião, o Representante da organização da Ajuda, Saúde e Desenvolvimento (HEAD), gestor do hospital Raoul Folloreau, Mamadu Saliu Sanha, disse que nos últimos tempos as infamarias do hospital Raoul Folloreau está superlotada e os casos estão a aumentar.
“O caso mais preocupante é de TMR (Tuberculose Muito Resistente) e temos um financiamento para este ano: Vamos adquirir um equipamento que vai calcular a resistência a bacilos, antes dos doentes fazerem dois meses”
Actualmente os resultados são só depois de dois meses.      
Por outro lado o Director do Laboratório Nacional da Saúde Pública, Serifo Monteiro, disse que o laboratório está a funcionar com carência.
“Não conseguimos fazer vários tipos de exames devido a falta de reagente e materiais consumíveis que realmente é calcanhar de Aquiles: Um laboratório nacional requere certo equipamentos para fazer ferentes tipos de exames”, lamenta Serifo monteiro que adianta ainda que também precisam de pessoais mais referenciados.
O Secretario Executivo de SNLS, Anaximandro Menut, revela que uma das dificuldades da sua instituição tem a ver com o nível de financiamento e demostraram o ministro sobre a evolução de alguns indicadores programáticos sobretudo a nível de teste de VIH e números de pessoas em tratamentos.
Menut falou ainda da sua preocupação e dos desafios na luta contra a Sida e uma das preocupações tem a ver com o nível de financiamento, por isso pretendem aumentar esforço para financiar na luta contra sida.
“Temos estratégias definidas, precisamos de muito mais recursos e identificar outros parceiros para permitir a implementação de o plano estratégico”, pede.
Em jeito de resposta o Ministro da Saúde Pública, Carlitos Barrai, promete reunir a direcção do seu ministério para estudar estratégia por forma a colmatar a dificuldade.
“Deparamos com vários problemas entre as quais falta de enquadramento do pessoal formado na área de saúde e enfermeiros, de parteiras e técnicos de laboratório, isso é um processo que vai ser discutido com a direcção para encontrar a solução dos problemas deparados nas diferentes estruturas”, afirma.
Por: Elisangila Raisa Silva dos Santos / Bibia Mariza Pereira/radiosolmansi com Conosaba do Porto

Sem comentários:

Enviar um comentário