sexta-feira, 7 de outubro de 2016

«NOTÍCIA BOA» ESTUDANTES GUINEENSES NO BRASIL TERÃO PASSAPORTE AINDA ESTA SEMANA

O Cônsul da Guiné-Bissau no Brasil confirma que o governo guineense já tem em mãos os passaportes dos estudantes guineenses no Brasil. Neste momento alguns estudantes já perderam vistos e correm risco de deportação
Os estudantes guineenses no Brasil denunciaram, na passada segunda-feira (03), através da RSM, que correm risco de deportação dentro de um mês, caso esta situação não for resolvida, aliás, alguns já perderam visto.
Esta denúncia já tem reacção das autoridades nacionais. Hoje numa entrevista exclusiva à RSM, o cônsul da Guiné-Bissau no Brasil, Fernando Borges, confirma que os passaportes foram conseguidos graças a intervenção do Presidente da República.
Borges tranquiliza os estudantes porque os documentos devem estar nas suas mãos ainda esta semana.
“Neste momento estamos em condições de dizer que esta semana ainda vou deslocar para o Brasil, para levar os passaportes dos que fizeram pedido para a emissão e os que não fizeram o pedido o processo será para a próxima. Existem possibilidades de os estudantes perderem a bolsa de estudo mas, entretanto, emitimos um comunicado a polícia federal explicando as nossas diligências e polícia federal já atenuou os estudantes”, explica.
Fernando Borges disse ainda que os estudantes que perderam os vistos não serão deportados e nem perderão a bolsa de estudo porque o governo já intercedeu junto da polícia Federal do Brasil.
“Aos que fizeram pedido para passaporte, emitimos um comunicado a polícia federal avisando que a culpa é de Estado guineense e a situação já está controlada. Os que perderam visto sem pedido de passaporte, as autoridades conseguiram um visto especial para minimizar os gastos porque terão que sair do Brasil”, adianta.
Lembramos que na mesma entrevista á RSM desta segunda-feira os estudam disseram que estão abandonados e a representação diplomática no Brasil não funciona normalmente.
Por: Elisangila Raisa Silva dos Santos com Conosaba

Sem comentários:

Enviar um comentário