quarta-feira, 16 de março de 2016

«UA» MISSÃO DO CONSELHO DE SEGURANÇA EM BISSAU PARA AJUDAR NA SOLUÇÃO DA CRISE POLÍTICA

O representante da União Africana (UA) na Guiné-Bissau, Ovídio Pequeno

Bissau, 16 Mar 16 (ANG) - Uma missão do Conselho de Segurança da União Africana chega no fim da tarde de hoje ao país para, em conjunto com as autoridades nacionais, tentar encontrar uma solução para a crise política que assola o país desde Dezembro último.

A missão que estará no país durante cinco dias, irá manter encontros com o Presidente da República, da Assembleia Nacional Popular, o Primeiro-ministro e membros do seu governo, bem como com o Procurador-geral da Republica.

A delegação da organização continental vai também reunir com os partidos políticos com e sem assento parlamentar, e ainda com os ex-deputados, com a sociedade civil e líderes religiosos.

A Guiné-Bissau se encontra num impasse político desde Dezembro passado, depois da Assembleia Nacional Popular (ANP), à pedido do PAIGC, ter expulso quinze dos seus deputados que se abstiveram na votação do programa do governo e que depois, em conjunto com outras formações políticas formaram uma nova mesa. Da ANP.

Na sequência dessa, a ANP fez recurso ao tribunal que acabou por dar-lhe razão. No entanto, um outro despacho do mesmo tribunal viria a considerar de ilegal a expulsão dos "15".

O PAIGC e a ANP recusam participar no diálogo promovido pelo Presidente da República para resolver este caso de forma política, pois exigem a mudança de formato, nomeadamente questionam a presença dos expulsos na sala.

ANG/JAM/SG\\Conosaba

Sem comentários:

Enviar um comentário