sábado, 19 de março de 2016

"JOSÉ CANAS E UDIB NA DÉCADA 70" - KECÓI QUETA

Em Freetown (capital da Serra Leoa), segunda mão, que ficou marcado por uma derrota fabricada pelo arbitro!!!!
warriong-2-Udib-1

Foto: Em pé: de esquerda para a direita: Guarda-redes-Mário Jõao, Braima Chagte, Tchona, (falecido), Nuno, José Canas, Domingos Cá, Djuju, Néné, Beto Algovas.

José Canas

Logicamente, nascido em Bissau, tem princípios de modéstia: o pai foi funcionário público e ele estudante, no seu ambiente familiar existia interesse pelo desporto (futebol). Não se falava outra coisa no bairro a não ser futebol.

Aos 8 anos, entrou no mundo de futebol era o menino mais franzino da sua escola e ele mesmo procurava o futebol para preencher as suas horas livres, para não ficar sozinho em casa. Estava longe de saber que o grande desafio iria começar. Aos 15 anos decidiu inscrever- se no Udib, um dos grandes clubes da capital. Assim que se aproximou do campo pelado e sentiu o cheiro do campo, percebeu que era por lá que passaria, o seu destino.

Os treinadores desse clube procuravam grandes talentos que pudessem acompanhar nos seus crescimentos, e esculpir à medida do sucesso, um estandarte que levasse o nome do clube mais longe possível. Ao conhecerem Canas reconheceram- lhe a estatura certa para este desporto, mas não tinham qualquer noção a força da natureza que ele era, e de tudo o que iria ser, como se iria transformar, de menino tímido, um dos maiores talentos do clube.

O futebol e a escola tornaram-se paixão de Canas. Canalizava todas as energias para o treino e estudo, era nessas duas coisas que realmente se sentia bem. Fez uma escolha acertada porque o clube na altura, não aceitava nenhum jogador que não fosse estudante. Para muitos essa instituição é uma das melhores do mundo, atendendo que maior parte de jogadores que passou lá, tem capacidade acima da média. Os seus dirigentes a ajudaram formar homens na sua totalidade, é de louvar.

Voltando caso Canas, começou destacar-se dentro das quatro linhas, estreando-se com a camisola de Udib, em 1974, aos dezoito anos, e teve o privilégio de alinhar ao lado de nomes consagrados como: Domingos Cá, Rofino, Piaza (Djudjo), Mário João, Baba, Batista, Cirilo, Nicolau, Sila, Tchiber, Tchona, Ildo, Adão, Maio, Braima (Tchacati), Beto, Alanso, Bebe Silva, Júlio Nhama, Nhama (Rato), Handem, Braima (Uni), Alfredo, Miguel Cadjila, Bubacar Balde, Bareto, Toi, Juca, Eustacio, Cuca, Quecuta Indjai, Frankilin, Bracia, Tidjane, Zé Furé, Abrão, Beto Pontes. Nesse período, foi um dos melhores períodos de sempre de Udib.


Canas, do meio campo para trás, joga em qualquer lugar, quando joga a defesa anula qualquer adversário de forma limpa e precisa. Nunca procurou as pernas do adversário mas sim a bola. É um jogador possante, versátil, com visão do jogo e excelente sentido posicional. Distingue-se pela intensidade, consistência e amplitude que impõe ao jogo, fruto da conjugação de capacidades físicas, técnicas e tácticas, que o tornam um jogador polivalente de referência.


Após seis temporadas de ouro no Udib deixou a Guiné-Bissau com intuito de jogar e estudar, e onde esteve no Estrela de Amadora mas não conseguiu conciliar as duas coisas, deixou o futebol e deu o seguimento nos estudos. Formou-se em medicina veterinária.

DIRIGENTES:
FORTES (PRESIDENTE)
MÁRIO RIBEIRO
MARCELINO BUDAI
RENATO
SALGADO
 SOUTELINHO
CONSTANTINO BAPTISTA
TREINADORES:
MÁRIO AURELIANO
MÁRIO LAURENTINO
BENJAMIM
CONSTANTINO BAPTISTA
MASSAGISTA:
ANÍBAL DA SILVA
ANDRÉ

GUARDA REDES
MAIO
MÁRIO JOÃO
BRACIA 
TIJANE
ROUPEIRO:
BÁ SOARES (FALECIDO)

JOGADORES:
RUFINO MENDES (FALECIDO EX-BOAVISTA)
BRAIMA UNI
BRAIMA CHAGTE
JUCA
EUSTÁQUIO FONSECA
NICOLAU (EX-ACADÉMICA)
BABA (EX-SALGUEIROS)
CIRILO
BAPTISTA
ADÃO(EX-BOAVISTA)
BÉBÉ SILVA
BETO ALGOVAS
MIGUEL
SILÁ
ZÉ FURÉ(FALECIDO)
DJUDJU
ALFREDO HANDEM
THONA
CAPUCHO
ABRÃO
CHAMBER
BETO PONTES (JOÃO TIRILENE)
FRANKILIN
TONI CÁ (BADONDA)
SAMBARO
QUECUTO INJAI
ALANSO CASSAMA
 NÉNÉ CADJILÁ
  BUBACAR BALDÉ
QUINZINHO
BARRETO (PONTA DE LANÇA)
CUBILAS
JOÃO CARLOS (MELHOR DEFESA ESQUERDO DA ÉPOCA)
CUCA ABIBE
TOI ABIBE
HENSELER
FANFALI
CHALINO
DANAR BANGURÁ
IDELINO(CHIBER)
NUNO (DEFESA)
DJAU FITMIN (FALECIDO)
CALÓ (MÉDIO)
CHICO (MÉDIO)

Sem comentários:

Enviar um comentário