segunda-feira, 14 de março de 2016

«COOPERAÇÃO» GUARDA CIVIL ESPANHOLA FORMA CONGÉNERE GUINEENSE EM MATÉRIA DO COMBATE À PESCA ILEGAL


Bissau, 14 Mar 16(ANG) - Uma equipa da Guarda Civil espanhola encontra-se no país para dar formação à sua congénere guineense em áreas como o combate à pesca ilegal, imigração clandestina, tráfico de droga e humano. 

A formação com a duração de três dias, será feita ao bordo do Navio Escola espanhol denominado "Rio Segura" que se encontra atracado no Porto de Bissau.

Em declarações à imprensa, o comandante do navio, Francisco Alba afirmou que o objectivo é capacitar as autoridades da Guiné Bissau na luta contra criminalidade organizado, em especial, tráfico de droga. 

Francisco Alba sublinhou que no contexto da globalização os factores como tráfico de drogas e de seres humanos alastram por toda a África Ocidental bem como as ilhas espanhola de Canárias que é o destino de muitas embarcações com emigrantes clandestinos oriundos do continente.

Para o secretário geral da Guarda Nacional da Guiné-Bissau, Marculino Alves, a equipa espanhola veio ao pais no quadro da cooperação técnico policial existente entre as duas instituições.

"Eh preciso uma colaboração entre forças de diferentes países de forma a criar uma rede de protecção social para poder combater os males", assinalou para de seguida lembrar que uma das competências da Guarda Nacional é combater o crime organizado e emigração ilegal.

"Como sabem, os carteiros agora usam os países com meios fracos como é o caso da Guiné-Bissau para atingir os mais fortes. Então se não houver essa cooperação técnico policial pode-se transbordar para outros países", explicou.

ANG/ÂC/JAM//Conosaba

Sem comentários:

Enviar um comentário