São Tomé - Os governos de São Tomé e Príncipe e do Brasil e o Fundo das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) assinaram terça-feira um acordo trilateral avaliado em mais de 350 mil dólares para assistência alimentar nas escolas.
O projecto que vai ser executado nos próximos 18 meses e vai contar com apoio técnico de especialistas brasileiros.
O ministro da Presidência do Conselho de Ministros, Afonso Varela, o embaixador do Brasil em São Tomé e Príncipe, José Leitão, e Dan Rugabira, coordenador sub-regional do FAO para a África Central, assinaram o documento.
O acordo vai permitir ao Programa Nacional de Apoio às Cantinas Escolares (PENAS) melhorar a saúde e refeições das crianças nas escolas.
"O Brasil é um dos raros países que conseguiu reduzir a pobreza através do programa cantina escolar em pouco tempo. E o Brasil decidiu colocar à disposição dos outros países em desenvolvimento a sua experiência", disse o embaixador do Brasil.
Este projecto de cooperação sul-sul vai cobrir na sua fase piloto dois países de África: São Tomé e Malawi.
O ministro da presidência do conselho de ministros agradeceu a cooperação e experiencia brasileira.
"Gostaríamos agradecer ao governo e ao povo brasileiro, agradecer a FAO, a organização das nações unidas para agricultura, por esse gesto para nós bastante significativo na medida que visa melhorar a situação nutricional e a saúde das nossas crianças", disse Afonso Varela.
A assinatura deste acordo testemunhado pelo ministro da Agricultura, Teodorico Campos e altos funcionários do ministério dos negócios estrangeiros, e da educação vai ser desenvolvido num período de 18 meses em São Tomé e Príncipe, e conta com apoio técnico de uma técnica brasileira.
portalangop
Sem comentários:
Enviar um comentário