quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015

A QUESTÃO DA CONSCIÊNCIA POLÍTICA


Agnelo Pinto
Graduado em Ciências Contábeis pela 
Universidade Federal do Ceara
Pós-Graduado em Finanças pela 
Universidade Federal do Ceara

      Você sabe por que seu país sofre com a corrupção e mau uso do dinheiro público? Por que seu Estado não oferece educação e saúde de boa qualidade? Por que sua cidade sofre com falta de infraestrutura e obras mal acabadas? Por que seu bairro não possui saneamento básico, ruas transitáveis, escolas e postos de saúde próximos a sua residência? Muito se discute sobre política, principalmente em anos eletivos, entretanto, é necessário conhecê-la em sua essência, é necessário participar de forma ativa. “Como descreveu Aristóteles, filosofo da Grécia antiga “O homem é um animal político”. Segundo o livro intitulado “A República” deste mesmo autor, política pode ser descrita como sendo a arte ou a ciência do governo. Thomas Hobbes (1651) define política como uma atividade estritamente ligada ao poder, estabelecendo o poder político como o poder do homem sobre outro homem.
A política, num sistema democrático, envolve decisões coletivas que causam impactos diretos na vida de todos os cidadãos. A escolha de quem deve lhe representar politicamente envolve a decisão de quem vai definir o que é certo ou errado, quem vai decidir como e quando devem ser utilizados os recursos públicos.
           Participar do processo político não se limita ao dia da eleição, ou tão somente a indicação de voto dada a cada processo eleitoral. É necessário conhecer os candidatos, é necessário acompanhar o trabalho que vêm sendo realizado por estes durante todo o mandato. Quem não gosta ou não participa diretamente da política, se exime de participar das decisões que regem a vida de todos, incluindo a sua. Portanto, não participar é deixar que outras pessoas decidam o que é melhor para você. É permitir que maus políticos continuem a governar e praticar atos individuais, que causam sérios danos a vidas de todos. Conhecer seu bairro, cidade, estado e país e como estes estão sendo governados são fatos preponderantes no amadurecimento de uma consciência política.
            Temos diversos mecanismos de publicidade que podem nos auxiliar no processo de vigilância. Destacam-se nesta esfera os portais da transparência, que poderá ser utilizados pelas administrações diretas e indiretas como forma de deixar a população bem informado da utilização dos recursos e seu funcionamento.  É possível também ter uma atitude vigilante através de outros mecanismos de comunicação facilmente disponíveis como jornais escritos e televisivos ainda, através de sites especializados em noticiários na internet.
          A consciência política pode ser alcançada através do simples exercício de conhecer e participar das decisões políticas da sua comunidade. Portanto, se exercite e passe a acompanhar e cobrar boas práticas de gestão de seus políticos.


Agnelo Pinto

Sem comentários:

Enviar um comentário