terça-feira, 24 de fevereiro de 2015

LUZ ELÉCTRICA VOLTA À CIDADE DE FARIM APÓS DEZ ANOS DE ESCURIDÃO


Bissau 24 Jul. 15 (ANG) – O Primeiro-ministro da Guiné-Bissau procedeu segunda-feira ao acto da entrega de um grupo gerador com capacidade de 500 megawots para o sector de Farim, sede da região de Oio, no norte da Guiné-Bissau.

Na ocasião, Domingos Simões Pereira disse que a sua deslocação àquela cidade nortenha, sua terra natal, enquadra-se nas visitas normais que tem estado a fazer ao interior do pais para constatar os trabalhos que estão a ser realizados pelos responsáveis regionais.

“ Penso que é do conhecimento de todos que estamos a trabalhar no sentido de garantir o fornecimento da energia eléctrica e água potável à todos os sectores do país”, esclareceu o chefe do executivo.

Simões Pereira acrescentou que no primeiro momento o projecto vai beneficiar cerca de vinte e oito sectores do interior, pois o governo aposta na criação de condições mínimas para que toda a população do país possa ter acesso à luz e água.


Simões Pereira disse ainda que é difícil não fazer paralelismo entre a campanha eleitoral e os actos que o governo está a realizar, acrescentando que a campanha eleitoral para quem a leva a serio serve para informar ao povo sobre os desafios que väo ser feito depois da vitória.


“A nossa acção vai mais longe do que isso. Nós pensamos que as infra-estruturas básicas, dentre os quais o fornecimento de água, luz, construções de escolas, hospitais para a população, devem ser encaradas mais do que os compromissos eleitorais", referiu o chefe do executivo.


Por seu turno, a Governadora da região de Oio, Anita Djaló Sani disse que o dia 23 de Fevereiro, é de muita alegria e ficara gravado na história daquela cidade, apelando o alargamento do gesto aos outros quatro sectores que compõe a região.


Anita Djaló enfatizou a chegada da iluminação eléctrica a Farim, afirmando que, o período que o sector de Farim deixou de ter a energia eléctrica, muitos dos jovens presentes aqui, não haviam nascido.


Disse que, o próximo passo para desenvolver a região em termos energéticos será a colocação de contadores pré-pagos para cada utente poder pagar o que realmente gasta. 

Aquela responsável pediu a população local para ser vigilante e para não permitir o comportarem do passado em que roubaram a placa do antigo gerador da Central Eléctrica.

Durante a sua estada na vila de Farim, Domingos Simões Pereira e a sua comitiva visitaram o Hospital Sectorial “Dr.Silvano Rodrigues”, o Liceu Regional “Titina Sila”, Aquartelamento Militar, a Esquadra da Policia da Ordem Publica e a sede do Clube Desportivo e Recreativo do Farim onde ofereceu 10 botas e 4 bolas de futebol.

1 comentário: