quinta-feira, 6 de novembro de 2014

LÍDERES DO BURKINA FASO ACORDAM GOVERNO DE TRANSIÇÃO E ELEIÇÕES EM 2015


Dirigentes dos partidos políticos do Burkina Faso chegaram, esta madrugada, a um acordo sobre a formação de um governo de transição e a realização de eleições em Novembro de 2015, de acordo com um comunicado emitido no final da reunião.

Contudo, o encontro, que se realizou na capital Ouagadougou, concluiu sem que ninguém fosse nomeado para liderar o Executivo que, à luz do acordo alcançado, não deve permanecer no poder mais de um ano.

O acordo foi promovido pelos Presidentes do Gana, Senegal e Nigéria, respetivamente, John Dramani Mahama, Macky Sall e Goodluck Jonathan, como mediadores da Comissão da Comunidade Económica de Estados da África Ocidental (CEDEAO).

Os dirigentes sociais e políticos adotaram o acordo depois da demissão do Presidente Blaise Compaoré na semana passada, ao fim de 27 anos no poder, forçada por massivos e violentos protestos nas ruas.

No sábado, o Exército proclamou como chefe de Estado o tenente-coronel Isaac Zida, que ordenou um destacamento militar para a capital para reprimir os protestos civis, e assumiu o controlo da televisão pública.

O golpe de Estado do Exército foi visto com receio pela comunidade internacional desde o seu início, com uma condenação expressa das Nações Unidas, da União Africana e da CEDEAO.

A União Africana deu, esta segunda-feira, um prazo de duas semanas ao Exército do Burkina Faso para repor a constitucionalidade no país e instaurar um Governo de transição liderado por civis sob pena de vir a enfrentar sanções.

noticiasaominuto

1 comentário:

  1. MAIS UMA VEZ A CEDEAO NO CENTRO DA POLEMICA EM BURKINA FASO, NADA PERCEBO DESTA ORGANIZACAO QUE EM VEZ DE EVITAR INCENDIOS CHEGA SEMPRE ULTIMAMENTE JOGAR BOMBEIROS VOLUNTARIOS UMA VERGONHA!!! PERGUNTO ONDE ESTAVA A CEDEAO DURANTE 27 ANOS DA DITADURA DO BLAISE CAMPOARE SOBRETUDO DA CRISE ACTUAL DA MODIFICACAO DA LEI CONSTITUICIONAL QUE O PERMITIA MANTER AO PODER TODA A VIDA? NA NOSSA AFRICA ENQUANTO OS HOMENS DE FARDAS QUEREM O PODER ATRAVES DA VIOLENCIA E DAS ARMAS NADA SERA FACIL PARA O NOSSO CONTINENTE. E TRISTE PARA O POVO DO MUNDO AFRICANO. INRELIZMENTE AS FORCAS ARMADAS ESTA SEMPRE AO LADO DOS DITADORES PORQUE O MESMO DITADOR VINHA DESSA FORCA QUE FINALMENTE SE DEGUISA EM CIVIL COM ELEICOES FALSAS. ESSE EXEMPLO DE BURKINA FASO ESPERO QUE SEJA UM AVISO TOTAL PARA AQUELES QUE QUEREM MANTER AO PODER TODA A VIDA COMO O CASO DE ROBER MUGABE JOSE EDUARDO DOS SANTOS E DE PAUL BIA DE CAMERAO. PENSO QUE JA ESTAO A TREMER ONDE SE ENCONTRAM. ABAIXO A CEDEAO,VIVA A AFRICA.

    ResponderEliminar