terça-feira, 30 de dezembro de 2025

CAN’2025: ANGOLA ELIMINADA APÓS EMPATE ENTRE TANZÂNIA E TUNÍSIA


A seleção angolana de futebol ficou hoje fora dos oitavos de final do Campeonato Africano das Nações (CAN’2025), depois do empate entre as seleções da Tanzânia e da Tunísia, em jogo da terceira jornada do grupo C.

Os Palancas Negras dependiam de uma vitória da Tunísia para garantirem a qualificação como um dos melhores terceiros classificados. Contudo, o encontro terminou empatado a 1-1, resultado que favoreceu a Tanzânia, agora posicionada como o quarto melhor terceiro lugar, e que deixa Angola fora da competição.

Integrada no grupo B, a seleção angolana somou apenas dois pontos em três jogos, terminando na terceira posição do grupo. Com esse desempenho, Angola disputava ainda a possibilidade de qualificação através da vaga destinada aos melhores terceiros classificados, o que não se concretizou após o empate no grupo C.

Na outra partida do grupo C, a Nigéria, apontada como uma das favoritas à conquista do título, venceu hoje a seleção do Uganda por 3-1, reforçando a sua superioridade. Os nigerianos somaram três vitórias em três jogos e lideram o grupo com 9 pontos, seguidos pela Tunísia, com 4 pontos, e pela Tanzânia, com 2 pontos. A Uganda, com apenas 1 ponto, despede-se também da competição.

Ainda hoje, pelo grupo D, entram em campo as seleções de Botswana e República Democrática do Congo, e Benim e Senegal, com início marcado para as 19h00.

Apesar de esta ser a terceira jornada, Senegal, Congo e Benim já garantiram o apuramento para os oitavos de final. A seleção da Botswana, sem qualquer ponto conquistado, já não tem possibilidades de avançar na competição, que decorre em Marrocos.

Por: Alison Cabral
odemocratagb

PRESIDENTE DA FFGB DA GUINÉ-BISSAU, PARTICIPA NA PRIMEIRA SESSÃO DA COMISSÃO DE FUTEBOL OLÍMPICO DA FIFA NO QATAR

 

O Presidente da Federação de Futebol da Guiné-Bissau (FFGB), Carlos Alberto Mendes Teixeira, participou igualmente, no passado dia 16 de dezembro, em Doha, capital do Qatar, na primeira sessão dos membros da Comissão Permanente de Futebol Olímpico da FIFA.

A sessão de trabalho contou com a presença do Presidente da FIFA, Gianni Infantino, tendo sido abordados vários temas, com destaque para questões administrativas, mandato e outros assuntos relacionados com o funcionamento da comissão.

Entretanto, o Presidente da Federação de Futebol da Guiné-Bissau, Caito Teixeira, recebeu um certificado de reconhecimento pela sua nomeação para o mandato 2025–2029, como membro da Comissão de Futebol Olímpico da FIFA.


“Nosso futuro depende da nossa coragem coletiva para agir. Neste novo ano, ergamo-nos juntos: pela justiça, pela humanidade e pela paz.” À medida que 2025 chega ao fim, o secretário-geral da ONU, António Guterres, reflete sobre um ano de desafios globais e compartilha uma mensagem de esperança para o novo ano.

 



Guineenses, Com os acontecimentos de 26 de Novembro, a Guiné-Bissau entrou num período de Transição Política. Na qualidade de Presidente da República de Transição, dirijo-me a todos vós - guineenses residentes no nosso País e no estrangeiro -, para desejar a todos, um Ano Novo de paz, de saúde e de muitas felicidades.(in Horta Inta-á)

 

Governo da Guiné-Bissau concede dispensa de serviço e declara feriado para passagem de ano - 30/12/2025



COMUNICADO DO CONSELHO DE MINISTROS.

𝐓𝐕 𝐎 𝐏𝐀𝐈́𝐒

Ministro da Saúde Pública reúne-se com Diretores do HNSM e defende o fim do recurso a estagiários




Bissau – O Ministro da Saúde Pública, Comodoro Dr. Quinhin Nantote, reuniu-se hoje com os Diretores dos serviços do Hospital Nacional Simão Mendes, no quadro das ações destinadas a reforçar a organização e a qualidade dos cuidados de saúde.

TV O PAÍS# MSP

TOMADA DE POSSE DO SECRETÁRIO DE ESTADO DO TESOURO, Dr. MAMADÚ BALDÉ

O Presidente da República de Transição, Major-General Horta Inta-a, presidiu à cerimónia de posse do Secretário de Estado do Tesouro do Governo de Transição, liderado pelo Primeiro-Ministro Ilídio Vieira Té.

Mamadú Baldé, que já exercia o cargo, prestou o juramento previsto na lei, comprometendo-se a usar a sua inteligência e energia ao serviço do povo, no exercício das suas funções governativas.

Após lhe ter sido conferida posse pelo Chefe de Estado de Transição, o Secretário de Estado do Tesouro procedeu à assinatura do respetivo termo de posse, assumindo o compromisso de respeitar a Constituição e as demais leis da República.

Com este ato, fica concluído o processo de posse dos membros do Governo de Transição, instituído pelo Alto Comando Militar para a Restauração da Segurança Nacional e da Ordem Pública, liderado pelo Major-General Horta Inta-a

Bissau, 30 de dezembro de 2025





«Comunicado» O Governo de Transição aprovou hoje (30/12) em Sessão Ordinária do Conselho de Ministros o Orçamento Geral para o ano económico 2026 um valor estimado em mais de Quinhentos e Trinta Mil Milhões e Seiscentos Oitenta e Nove Milhões de Francos CFA, na qual integra igualmente o investimento público.

Na reunião, o Executivo de Transição indicou a dispensa de mais de Setenta Nove Mil Milhões de Francos Cfa.

Em relação ao investimento, o Governo aprovou mais de Oitenta e Três Mil Milhões de Francos CFA.

No capítulo de nomeações, Mussa Na Mbatcha foi nomeado Comissário Nacional da Polícia de Ordem Pública.

GOVERNO DE TRASIÇÃO APROVA ORÇAMENTO GERAL DO ESTADO PARA 2026 E ANUNCIA NOMEAÇÕES NO SETOR DA POLÍCIA



O Governo de Transição se encontra reunido na sua Sessão Ordinária desta terça-feira (30/12) aquela que poderá ser a última reunião para o ano que agora termina, ou seja 2025.

O encontro que está a ser presidido pelo Presidente de Transição Hora Inta-A, conta com as presenças de todos os membros do Executivo, na qual tomaram parte igualmente alguns Conselheiros do Gabinete do Primeiro-Ministro, Ilídio Vieira Té.

O Conselho de Ministros da Guiné-Bissau aprovou, com alterações, a Proposta de Lei do Orçamento Geral do Estado (OGE) para 2026, sob a presidência do Presidente de Transição, Major-General Horta N’ta-A.

O orçamento inclui o Programa de Investimento Público e estabelece as bases financeiras para o próximo ano económico.

O OGE prevê uma receita global de 530,689 biliões de francos CFA, com despesas do mesmo valor, resultando num défice global de 79,780 biliões de francos CFA. O Programa de Investimento Público aprovado tem uma dotação de 83,200 biliões de francos CFA, destinada a projetos estratégicos de desenvolvimento do país.

Durante a reunião do Conselho de Ministros, o Presidente de Transição destacou a importância de uma boa preparação da campanha de comercialização da castanha de caju, principal produto de exportação, e apelou ao abastecimento regular do mercado nacional com produtos essenciais, sem aumento injustificado ou especulação de preços.
O Conselho de Ministros anunciou ainda nomeações importantes no setor da segurança pública, com Mussa Na Mbatcha assumindo o cargo de Comissário Nacional da Polícia da Ordem Pública, e Indjaiba Dafé como Comissário Nacional Adjunto da Polícia da Ordem Pública. As nomeações visam reforçar a gestão e a operação da polícia, garantindo maior eficiência e segurança no país.

O orçamento de 2026 será agora submetido à apreciação do Conselho Nacional de Transição, onde poderá sofrer ajustes finais antes da sua promulgação.

RSM: 30 12 2025

... chamo a atenção do Governo para a necessidade de dar provas de uma governação rigorosa e responsável. A cobrança das receitas do Estado e o maior rigor na autorização das despesas do Estado devem constituir uma prioridade máxima... in Horta Inta-á

 

Em Lisboa, a sociedade civil guineense na diáspora e membros da equipa eleitoral de Fernando Dias reuniram-se em conferência de imprensa. O objectivo da conferência foi triplo: denunciar as recentes declarações e acusações do Alto Comando Militar, alargar à diáspora o Pacto da Sociedade Civil - fundado em Bissau no mês de Dezembro, e convocar uma marcha na Guiné-Bissau a 31 de Dezembro.

 

Mariano Quade, representante da candidatura independente de Fernando Dias da Costa, Iafai Sani e Sabino Gomes Júnior, em conferência de imprensa para responder às recentes acusações por parte do Alto Comando Militar, em Lisboa, 29 de Dezembro de 2025. LUSA - ANTÓNIO COTRIM

Guiné-Bissau: convocada manifestação para 31 de Dezembro com apoio da diáspora

O primeiro ponto levantado na conferência de imprensa, em Lisboa, prende-se com as declarações “perigosas” do general Horta N’Tam que, a 19 de Dezembro, afirmou que “as eleições não são a solução para a Guiné-Bissau”.

"Afirmação não apenas errada, mas também perigosa", insiste Mariano Quadé, assessor de imprensa de Fernando Dias, realçando que "as eleições não são uma opinião, são um direito e um dever constitucional".

Se não resolvem todos os problemas, concede o responsável, são no entanto a base da legitimidade de qualquer poder.

"Usar o rótulo do narco-tráfico como arma política não combate o crime"

Mariano Quadé denuncia ainda as acusações proferidas pelos militares, segundo as quais a campanha de Fernando Dias teria sido financiada por narco-traficantes. "Quem afirma estas acusações, tem obrigação de apresentar provas do que alega. Até hoje, nada. Repetir uma mentira não a transforma em verdade", explicita. "Mais grave ainda: usar o rótulo do narco-tráfico como arma política não combate o crime. Banaliza-o e destrói reputações de forma irresponsável".

A este respeito, o representante do PAIGC em Portugal, Iafai Sani, estranha que os militares se desgastem em denúncias de alegada corrupção na campanha de Fernando Dias, e não tenham uma única palavra para os cinco milhões de euros apreendidos em Lisboa no jacto privado da ex-primeira dama Dinísia Embaló.

O dirigente do PAIGC em Portugal alerta ainda para a multiplicação dos casos de sequestro, raptos e espancamentos, ocorridos no país desde a tomada do poder pela junta militar. O mais recente caso ocorreu este domingo, 28 de Dezembro, quando o jurista Augusto Nansambé foi raptado na sua residência em Bissau, "simplesmente por ter emitido a sua opinião sobre o actual contexto na Guiné-Bissau", denuncia Iafai Sani.

Para convergir forças políticas, sindicais e sociais, Sabino Gomes Júnior, membro da equipa de campanha de Fernando Dias, propôs alargar à diáspora o Pacto da Sociedade Civil.

Este pacto apela ao retorno à legalidade constitucional na Guiné-Bissau, foi criado em Bissau neste mês de Dezembro, e já conta com mais de 40 organizações.

Foi lançado ainda um apelo a manifestar em todo o território da Guiné-Bissau no dia 31 de Dezembro.

Pela devolução do poder aos civis, pelo regresso dos militares as quartéis, pela libertação dos presos políticos, e em solidariedade com a Liga Guineense dos Direitos Humanos, invadida e atacada na semana passada por homens armados e encapuzados.

rfi.fr/pt/

Guiné-Bissau: advogado de Dias contesta legalidade de empréstimo do BCEAO

Saïd Larifou, advogado em Dakar de Fernando Dias e Domingos Simões Pereira. © Facebook

O advogado Saïd Larifou, defesa de de Fernando Dias e Domingos Simões Pereira, notificou o Banco Central dos Estados de Africa Ocidental (BCEAO) sobre a ilegalidade dos títulos de Tesouro Regional concedidos às autoridades insconstitucionais de Bissau no mês de Dezembro. 

O advogado avisa que este envelope financeiro, de cerca de 3 mil milhões de francos CFA, poderá não ser reembolsado pelo governo eleito e legítimo, aquando do retorno do poder aos civis, devido ao contexto de ilegalidade em que foi concedido.

O advogado de Fernando Dias e Domingos Simões Pereira em Dakar, Saïd Larifou, que tem apelado à libertação dos presos políticos, multiplica as acções para denunciar a ilegalidade das medidas tomadas pelas autoridades golpistas em Bissau.

Maître Saïd Larifou denunciou a ilegalidade das operações financeiras realizadas pelo Governo da Transição, que solicitou um empréstimo público junto do BCEAO, em títulos de tesouro público no mercado regional, no valor 3 mil milhões de francos CFA.

Numa carta enviada ao Governador do Banco, o advogado Saïd Larifou escreve que "este fundos, levantados sem controlo parlamentar e fora de qualquer quadro constitucional, constituem uma dívida odiosa".

No mesmo documento, Saïd Larifou notifica a instituição sobre a ilegalidade da operação e solicita a sua suspensão.

Esta operação financeira é ilegal. Os titulos emitidos não têm qualquer base jurídica, já que foram emitidos por militares golpistas que não têm nenhuma legitimidade política e constitucional. Não devem, sob pretexto algum, engajar a República da Guiné-Bissau.

Fernando Dias é o único a poder reagir, agir e defender os interesses da Guiné-Bissau. Mais ninguém tem esta legitimidade.

Portanto, notificámos o governador do Banco Central da Africa Ocidental no sentido de ele suspender todas as operações realizadas pelos militares golpistas.

O nosso objectivo é alertar o banco, esta notificação é uma etapa obrigatória antes de qualquer acção judicial. Levaremos depois o caso ao Tribunal de Justiça da CEDEAO para que esta jurisdição regional imponha ao Banco Central a suspensão de todas estas operações.

Saïd Larifou avisa ainda que o BCEAO se expõe ao risco de não ver reembolsado este empréstimo quando o governo legitimamente eleito chegar ao poder.

Fernando Dias indicou muito claramente que o seu Governo - que será constituído em breve - não validará nem dará nenhum seguimento jurídico às operações realizadas por golpistas. Dias vai ainda mais longe, afirmando que qualquer pessoa, organização regional, internacional ou financeira que pactuou com os golpistas arrisca-se a ver posta em causa a sua responsabilidade civil.

Na mesma carta enviada ao Governador do Banco regional, o advogado de Fernando Dias alerta que a instituição se expõe não só à ilegalidade destas operações, como a futuras acusações de cumplicidade no desvio de fundos públicos. Uma violação flagrante dos textos e protocolos da CEDEAO no que toca à ruptura de ordem constitucional.

Por: Eva Massy
rfi.fr/pt/

segunda-feira, 29 de dezembro de 2025

Mulheres horticultoras de Cacheu realizam visita de estudo e intercâmbio em Bissorã/Lenden


As mulheres horticultoras da região de Cacheu realizaram uma visita de estudo e intercâmbio em Bissorã/Lenden, no âmbito do projeto Fiança de Terra (FDT), integrado nas atividades do Fórum Cacheu, financiado pela SWISS AID.
A iniciativa teve como objetivo promover a troca de experiências e de conhecimentos com as mulheres locais, visando o fortalecimento das práticas agrícolas, a aprendizagem mútua e o reforço da cooperação entre comunidades.

A visita permitiu às participantes conhecer diferentes métodos de produção hortícola, estratégias de organização comunitária e formas de valorização do trabalho feminino no setor agrícola, contribuindo para o empoderamento das mulheres e para a melhoria das condições de vida nas comunidades envolvidas.

TV Cacheu

O Ministro dos Negócios Estrangeiros, Cooperação Internacional e das Comunidades, João Bernardo Vieira, recebeu hoje no seu gabinete de trabalho, o Ministro da Defesa Nacional, Major-General Stive Lassana Manssaly. O encontro serviu para as partes analisarem assuntos relacionados com a situação do país.



Ministério da Administração Pública Trabalho e Segurança Social fez inauguração do Salão Denominado "ILÍDIO VIEIRA TÉ" reconcendo assim o trabalho do actual Primeiro Ministro Transição, o acto foi Presidido por Diretor do Gabinete de Primeiro Ministro Dauda Sau e contou com a presença do Ministro dos Negócios estrangeiros e Ministro da Educação.

#TV_O_PAÍS Umaro Djalo

OS ÁRBITROS NACIONAIS PARTICIPAM EM TESTES FÍSICOS E TEÓRICOS MINISTRADOS PELA C.A. DA FEDERAÇÃO DE FUTEBOL DA GUINÉ-BISSAU


Sob orientações dos instrutores de arbitragem nacionais, os árbitros guineenses foram submetidos a testes físicos e teóricos com objetivo de os preparar para época desportiva 2025/2026.
A nova dinâmica que está a ser imprimida pela direção da FFGB, sob a liderança de Carlos Alberto Mendes Teixeira em todos os sectores intervenientes do futebol, em particular na arbitragem, visa assegurar um corpo de árbitros tecnicamente embasado e com conhecimento sólido sobre as alterações das leis do jogo.

Os instrutores de arbitragem local, poderem constatar in loco o nível físico dos árbitros e posteriormente nas sessões teóricas informa-los sobre as leis do jogo que foram alterados.

Participaram nos testes físicos e teóricos os árbitros de Bafata, Gabu, Quinará, Tombali, Oio, Bolama, Biombo e sector autónomo de Bissau.


O Sindicato dos Magistrados do Ministério Público celebra 25 anos da existência e afirma que superar estes obstáculos não é um interesse corporativo, é uma exigência democrático. Defender a independência e a força do Ministério Público é, em última análise, defender o proprio estado democrático de direito.

Radio solmansi - 29/12/2025

O Ministro dos Negócios Estrangeiros, Cooperação Internacional e das Comunidades, João Bernardo Vieira, assistiu hoje no Ministério da Administração Pública à cerimónia de inauguração do salão denominado de "Salão Nobre Ilídio Vieira Té".


A cerimónia foi presidida pelo Diretor de Gabinete do Primeiro Ministro, Dauda Saw, em representação do Chefe do Governo, na presença da Ministra da Administração Pública, Trabalho e Segurança Social, Assucénia Nesbi de Barros e do Ministro da Educação, Mamadú Badji.

De acordo com a Ministra da Função Pública, a atribuição do nome se deve ao percurso do Primeiro-Ministro cuja carreira teve início naquela instituição estatal.