quinta-feira, 4 de setembro de 2025

CHINA ASSINALA 80 ANIVERSÁRIO DA VITÓRIA NA GUERRA DE RESISTÊNCIA CONTRA A AGRESSÃO JAPONESA



A República Popular da China comemorou hoje, 80 aniversário da vitória na guerra da Resistência contra a agressão japonesa e na guerra mundial anti-fascista.

Na Guiné-Bissau, a data foi assinalada com exposições de fotografias que retratam o momento da guerra entre as duas nações e presenciada pelos representantes de diferentes embaixadas acreditadas no país.

Ao presidir o ato, o ministro dos antigos combatentes da Liberdade da Pátria, Aly Hijazy diz orgulhar da resistência do exército chinês, constituindo desta forma uma fonte de inspiração para todos os combatentes da paz de outras nações.

“ A resistência do povo chinês contra agressão japonesa na guerra mundial anti-fascista, deve ser recordado pelos povos que amam a paz e liberdade para que sinais desses tempos não sejam esquecidos e não voltem a acontecer”, diz acrescentando que “ nessa guerra de agressão, a China resistiu heroicamente contra o invasor, por isso, orgulhamos dessa forma da resistência heróica do povo chinês, constituindo uma fonte de inspiração para todos os combatentes da paz e dos povos de outras nações. A China deu um grande contribuição na luta anti-fascista o que permitiu a derrota do Japão e recuperação dos territórios ocupados pelo japoneses. Foi essa contribuição decisiva da China para a luta comum que também provocou a abolição dos tratados desiguais herdados dos séculos passados”.

O embaixador da China na Guiné-Bissau, Yang Renhuo acredita que através das imagens da exposição, todos poderão compreender melhor a verdade histórica e apreciar vitória duramente conquistada, “construiu consenso sobre paz traduzindo-os em ações concretas para salvaguardar os frutos dessa vitória”. Desde a sua fundação, o partido comunista da China tem-se dedicado a luta pela felicidade do povo chinês e pela solidarização da nação chinesa”.

Já o presidente da Associação de Amizade Guiné-Bissau-China, Nicolau dos Santos, afirmou que a resposta à agressão japonesa, fez da China o primeiro país a dar início a luta anti-fascista mundial.

“ Esta guerra trata-se de um dos capítulos mais dolorosos e ao mesmo tempo, mais inspirados da história da segunda guerra mundial”, recordando depois que foram 35 milhões de vidas que foram perdidas nessa guerra em defesa da pátria, uma contribuição fundamental para a vitória global contra as forças do fascismo mundial.

A data foi comemorado ontem em China com o presidente chinês a recordar o árduo percurso de guerra de resistência contra agressão japonesa e expondo os significativos contrubutos do povo chinês para vitória de guerra mundial anti-fascista.

Por. Nautaran Marcos Có




Sem comentários:

Enviar um comentário