sexta-feira, 1 de julho de 2022

Política /PAIGC homenageia Domingos Simões Pereira pela conquista do título de Doutor em Ciências Políticas




Bissau, 01 Jul 22 (ANG) – O Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo-Verde (PAIGC), homenageou, quinta-feira, o seu líder Domingos Simões Pereira por ter concluido com sucesso o Doutoramento em em Ciências Politicas, na Universidade Católica de Lisboa.

Simões Pereira fechou esse nível de formação superior com 19/20 valores na defesa da tese intitulada “Democracia da África Sub-Sariana, cuja cerimónia realizada em formato virtual, teve lugar na semana passada, no Centro Cultural Português, em Bissau, devido ao impedimento judicial de se deslocar para Lisboa.

Falando no acto, o secretário-nacional do PAIGC Aly Hijazi considerou o momento de mais uma batalha vencida por parte do Domingos Simões mas que diz pertencer à todos os guineenses.

“O motivo serve-se de uma inspiração para os militantes do partido ainda se for num contexto de muitas adversidades politicas e sociais que ele enfrentou, por isso há motivo de sobra para se comemorar”, enalteceu.

Hijazy considera Domingos Simões Pereira de um líder que sempre apostou no saber e na superação académica, acrescentando que, a proeza é um desiderato visando-se adaptar, adequar aos grandes desafios que o partido pretende implementar.

O secretário nacional dos .libertadores disse que o título conquistado por Simões Pereira interpela as lideranças políticas em África e no mundo.

“Hoje perante a nova conquista no ramo académico nós orgulhamos cada vez mais do nosso líder carismático e agradecemo-lo por esta grandeza e elevação que tem patenteado ao povo guineese”,disse.

Aly Hijazy disse que, em nome do partido, repudiao o que diz ser “ondas de perseguição que de que Domingos Simões Pereira tem sido vitima, ao ponto de se inviabilizar a sua deslocação à Lisboa para poder estar presente, fisicamente, no Auditório da Universidade Católica, para a defesa da tese.

“Por isso, exijo ao Ministério Público que cesse, imediatamente, a perseguisão injusta e ilegal contra todas as normas políticas estabelecidas pela Constituição e as leis da República da Guiné-Bissau”, disse.

Domingos Simões Pereira agradeceu aos promotores da iniciativa, tendo afirmado que uma pessoa com um objectivo bem traçado não perde motivação até atingir os seus alvos.

Pereira disse que dedica o feito à sua família e amigos, salientando que convida à todos os guineenses para se superarem cada vez mais para melhor puderem contribuir para o avanço do país, porque “ninguém é proibido sonhar com a possibilidade de um dia ter uma formação superior”.

Pereira dirigiu-se aos mais jovens para lhes encorajar de que é possível atingir objectivos académicos principalmente nessa nova dinâmica de internet.

O PAIGC condecorou o seu líder com a medalha “Eu Combati Pela Liberdade”, numa cerimónia que contou com a presença de muilitantes e simpatizantes do partido de Cabral, conhecidos e amigos de Domingos Simões Pereira .

Conosaba/ANG/MSC/ÂC//SG

Sem comentários:

Enviar um comentário