sexta-feira, 1 de julho de 2022

▪︎PM | DISCURSO DE SUA EXCELÊNCIA SENHOR PRIMEIRO-MINISTRO DA REPÚBLICA DA GUINÉ-BISSAU ENG.º NUNO GOMES NABIAM POR OCASIÃO DO 11º FÓRUM

 

URBANO MUNDIAL 《 TRANSFORMANDO AS NOSSAS CIDADES PARA UM FUTURO MELHOR》REALIZADO NA CIDADE DE KATOWICE, POLÓNIA ( 26 à 30 junho 2022)

Excelentíssima Senhora Malgorzata Jerosinska -Jedynak, Secretária de Estado do Ministério de Fundos de Desenvolvimento e Política Regional da República da Polónia;
Excelentíssima Senhora Maimuna Modh Sharif, Secretária Executiva da ONU-HABITAT;
Excelentíssimos Senhores Ministros aqui presentes;
Senhor Prefeito da Cidade de Katowice;
Minhas Senhoras e Meus Senhores;
Ilustres convidados,
Este evento que agora finda, convida-nos mais uma vez a reflectir sobre as questões urbanas, pois, estas reflexões devem ser permanentes em nossas vidas para nos permitir não só melhorar os nossos hábitos, mas principalmente, para vencer uma etapa significativa na preservação da natureza, na sustentabilidade e resiliência urbana.
Desde primeiro dia do Governo da Guiné-Bissau, procuramos através do Ministério das Obras Públicas, Construções e Urbanismo, reafirmar o engajamento e comprometimento com a Nova Agenda Urbana.
A Guiné-Bissau sabe que não pode atingir os objectivos de desenvolvimento sustentável sem resolver a problemática habitacional, a carência das infraestruturas, a mobilidade urbana e conjunto de linhas neles integrados.
No nosso entender, são cúmulos da problemática nas nossas cidades as questões como :
- Pressão demográfica sobre o maior centro urbano, Bissau;
- Parcelamento e a ocupação do solo sem o devido planeamento urbano;
- Ocupação zonas húmidas e rurais sem a prevenção e infraestruturas adequadas;
- Falta de equipamentos públicos e urbanos;
- Falta de plano diretor de cidades, da Política Nacional Urbana e de Habitação e outras ferramentas legais ordenadores.
A falta de capacidade operacional muita das vezes nos deixa a margem dos desafios e das metas que pretendemos atingir, se não, estariamos de certeza a mitigar o sofrimento dos habitantes nas cidades e a cumprir com os objectivos da Nova Agenda Urbana.
Este evento com lema " Transformando as nossas cidades para um futuro urbano melhor" deve ser uma alavanca de oportunidades onde todos de alguma forma possam ver uma luz da sua realidade, e é certo que o nosso país não está na lista dos que melhores tratam a questão urbana; temos a consciência plena que somos os que mais devem sofrer com os efeitos nefastos da alteração climática, com a subida do nível do mar, a falta de moradias, etc. Por isso, queremos neste processo de urbanização, usufruir de todos os canais tanto no âmbito da troca de experiências, na formação do pessoal especializado e no financiamento de projectos.
Este evento mundial urbano vem nos alertar e ensinar que precisamos de apoio de programas como a de ONU-HABITAT para nos acompanhar na compreensão e na melhor forma de ser resiliente.
No entanto, ao caminhar pela bonita cidade de Katowice, podemos perceber o quanto o verde está presente na vida da população e no dia-a-dia de todos. Podemos igualmente perceber que a Prefeitura local e o Governo da Polónia, podem ser uma alavanca para os nossos desafios, não só como exemplo, mas também na nossa capacitação.
É dentro deste quadro que queremos contar com o apoio de todos os parceiros como por exemplo a ONU-HABITAT, UE, UA, países irmãos, a colaboração da Prefeitura de Katowice, do Governo da Polónia que a todos acolheu calorosamente, contamos com o vosso apoio.
Minhas Senhoras e Meus Senhores
Estamos ao fim de cinco dias de trabalho árduo, produtivo, onde os profissionais relacionados com as questões urbanas e que compreendem a necessidade da resiliência dispuseram as suas experiências e as autoridades políticas podem apropriar dessas valências para a transformação de cada pedaço do planeta.
Nosso desafio, é certamente centrar em estudar propostas que sirvam de quadro para um desenvolvimento urbano inclusivo, resiliente e sustentável do país.
Digníssimos Senhores, aqui presentes
É com satisfação que aqui estou, para dar a nossa contribuição onde todos os cidadãos possam ter igual oportunidade de nascer e, onde todos possam dignamente habitar, trabalhar, recrear, e circular. Num país onde a urbanização possa ser resiliente e sustentável.
Nosso objetivo como governante, é trabalhar afincadamente para eliminar a probreza extrema e a fome, oferecer educação de qualidade ao longo da vida para todos, promover equilíbrio ao desenvolvimento entre os setores, de tal forma que possamos ter um país equilibrado.
Excelências,
Permitam-me ainda lançar um repto a todos os Governos ou seus representantes, empresas públicas e privadas, instituições de pesquisa, no sentido de ajudar a reverter o quadro deficitário global, fazendo da parceria com a ONU-HABITAT o momento de juntar as sinergias.
Nesta senda, enquanto Governo da Guiné-Bissau, reafirmamos tudo fazer para alcançar os objetivos preconizados, e aproveito para agradecer os nossos parceiros.
Para terminar, quero em nome de Sua Excelência Senhor Presidente da República da Guiné-Bissau, General Umaro Sissoco Embaló, que aqui represento, deixar uma palavra de apreço a Comissão Organizadora deste décimo primeiro Fórum Urbano Mundial, parabernizar a Diretora Executiva da UN-Habitat Senhora Maimuna Modh Sharif, ao Governo da Polónia pelo convite e pela forma cordial que acolheu a todos.
Bem haja a todos e que Deus nos protege.
Muito Obrigado

Sem comentários:

Enviar um comentário