domingo, 3 de julho de 2022

JAAC CONFIANTE NA REALIZAÇÃO DO CONGRESSO DO PAIGC EM AGOSTO



O Secretário-Geral da Juventude Africana Amílcar Cabral (JAAC) do Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo-Verde (PAIGC), Dionísio Pereira, disse estar confiante na realização do 10.º Congresso Ordinário do partido no próximo mês de agosto.

A convicção foi transmitida ao O Democrata este sábado, 02 de julho de 2022, à margem da primeira edição do retiro da JAAC do setor autónimo de Bissau que decorre na sede principal do PAIGC.

“O partido vai realizar o seu Congresso e creio que será no próximo mês de agosto porque não consegue imaginar que as eleições sejam realizadas na Guiné-Bissau sem a participação do PAIGC. Isso é praticamente impensável. Queremos agora tranquilizar toda a juventude que o partido vai realizar o seu congresso e participar nas próximas legislativas de dezembro”.

Segundo Pereira, o encontro que termina este domingo visa analisar o papel da estrutura juvenil do partido liderado por Domingos Simões Pereira face aos desafios da atualidade na Guiné-Bissau.

O líder da JAAC lembrou que a Guiné-Bissau tem enfrentado vários desafios, por isso é urgente encontrar soluções plausíveis pelos jovens.

“Essas soluções devem ser fruto de debates, razão pela qual convocamos jovens dirigentes da JAAC para refletirmos sobre os desafios atuais e propor soluções que julgarmos melhor serem implementadas”, disse.

Refira-se que o PAIGC, inicialmente tinha agendado o seu X Congresso para fevereiro passado, mas foi adiado devido às restrições sanitárias impostas por um decreto presidencial no quadro do combate à pandemia de Covid-19.

O partido remarcou o Congresso para março, mas foi novamente adiado devido a uma providência cautelar interposta por um militante do mesmo partido junto ao Tribunal Regional de Bissau.

Na sequência desta ação, as forças de segurança invadiram a sede do partido, um dia antes da data do início do Congresso, disparando gás lacrimogêneo, enquanto decorria uma reunião do Comité Central, alegando o cumprimento da ordem judicial que mandou suspender a realização do Congresso.

As últimas legislativas da Guiné-Bissau foram realizadas em março de 2019 e foram ganhas, sem maioria absoluta, pelo PAIGC.

Por: Alison Cabral
Conosaba/odemocratagb

Sem comentários:

Enviar um comentário