quarta-feira, 6 de outubro de 2021

Uso de máscaras: CIDADÃOS ACUSADOS DE AGREDIR POLÍCIAS

O Comissário Nacional Adjunto para as áreas de Operação e Segurança, Salvador Soares, acusou alguns cidadãos de supostamente agredirem polícias na via pública, por estes estarem a exigir o uso de máscaras.

Ultimamente as forças de segurança têm detido cidadãos, na via pública, por falta do uso de máscaras, no quadro da fiscalização do cumprimento das medidas de Estado de Calamidade à Saúde Pública que proíbe a circulação de pessoas sem máscaras faciais nos locais públicos e nas vias públicas.

Esta terça-feira, 5 de outubro de 2021, em conferência de imprensa, Salvador Soares informou que um grupo de jovens vandalizou no passado dia 24 de setembro, a esquadra de polícia em Safim, por as forças de segurança locais terem detido alguns jovens, que se encontravam nuns festejos, por não usarem máscaras.

“Alguns jovens saíram de Bissau e foram a uma festa em Safim, no dia 24 de setembro. Mas não tinham máscaras. Foram abordados e presos. Fomos vítimas de agressão por parte de um grupo de jovens de Safim que achou que esses jovens não deveriam ser presos. Foram à esquadra de Polícia local e vandalizaram-na.

Dias depois, um agente foi agredido ao lado do SITEC por um cidadão que não usava nenhuma máscara” explicou Salvador Soares, sublinhando que “apesar do vandalismo, o grupo não conseguiu libertar os detidos. Estes foram libertados, mediante o pagamento da coima de mil francos CFA”.

O Comissário Nacional Adjunto acusou ainda os proprietários de supermercados, minimercados e outros estabelecimentos comerciais de não estarem a respeitar o horário de funcionamento, lembrando que os mesmos deveriam estar a funcionar das 05 horas às 21h.

“Eles não fecham a horas. Muitos esperam até que apareça um agente. Isso não deve continuar. Doravante, vamos ser intransigentes no que concerne ao cumprimento integral do decreto do governo. Por isso, apelo a uma colaboração da população. Queremos ser uma polícia parceira da comunidade. Um polícia que faz policiamento comunitário e de proximidade” disse, avisando que jamais vão permitir que os seus agentes sejam agredidos pelos cidadãos na via pública.

‘’O que estamos a fazer está dentro da lei: a fiscalização do cumprimento dos deveres e recomendações previstos no decreto, incluindo a aplicação de multas, é da responsabilidade das autoridades de ordem pública, da inspeção e de fiscalização legalmente competentes”.

Salvador Soares apelou aos cidadãos a usarem sempre máscaras faciais na via pública e nas instituições públicas, evitando o confronto com os seus agentes nas ruas.

O responsável policial anunciou também a detenção, em Bissau, de 5 pessoas por suspeita de consumo e venda de liamba.

“Numa operação conjunta com a associação de moradores de Pluba – 2, a Polícia deteve, em flagrante, 5 pessoas, com liamba. O departamento competente está a concluir o processo. Os jovens estão a consumir muito a droga liamba, com consequências no aumento de casos de delinquência, assaltos e outros crimes” explicou Salvador Soares.

Por: Tiago Seide
Conosaba/odemocratagb

Sem comentários:

Enviar um comentário