terça-feira, 5 de outubro de 2021

Sociedade/Fundação Catarina Taborda doa embalagens de fatos de treino às mulheres reclusas do Centro Prisional de Bandim

Bissau,05 Out 21(ANG) – A Fundação Catarina Taborda entegou hoje um donativo constituído por três embalagens de fatos de treino e meias para as mulheres reclusas do Centro Prisional da Polícia Judiciária de Bandim, em Bissau.

Em declarações à imprensa durante o acto, a Presidente da referida fundação, na pessoa da própria Catarina Taborda, disse que a inictiva se enquadra nas actividades agendadas para assinalar o mês “Outubro Rosa”, que é um projecto que se desenvolve anualmente em todo o mundo, para sensiblização e prevenção do cancro da mama.

“A Fundação Catarina Taborda apoia e abraça este projecto tendo identificado algumas mulheres que nós achamos pertinentes sensiblizar. Para o efeito, escolhemos as nossas irmãs prisioneiras e viemos aqui hoje, de coração aberto, acompanhados de uma médica que vai-lhes explicar a importância da prevenção do cancro de mama”, disse.

Acrescentou que a Fundação pretende ainda com o gesto demonstrar a sua disponibilidade para apoiar a reintegração das mulleres reclusas depois de cumprirem as suas penas, e que acredita que cada mulher merece um futuro melhor, uma segunda oportunidade, uma atenção especial e amparo.

“Trazemos alguns materiais, nomeadamente fatos de treino, porque acompanhamos algumas reportagens nos média sobre a situação em que as reclusas se encontram e como não temos condições para melhorar as celas, fizemos a doação dos referidos vestuários para diminuir, um pouco, os sacrifícios que enfrentam todos os dias”, disse.

Catarina Taborda reiterou às mulheres reclusas que a Fundação está ao lado delas.

“Quando elas saírem, vamos estar ao lado delas para lhes ajudar nas suas reitegrações, a encontrar empregos e para ajudarem as suas famílias para um futuro melhor. Nós acreditamos na restauração e no arependimento dos seres humanos, porque não há crime que alguém cometa que merece ser tratada como ser esquecida”,salientou Catarina Taborda.

Aquela responsável sublinhou que, de acordo com os dados, em cada 10 mulheres no mundo, três são diagnosticadas com o cancro da mama, acrescentando que,por isso, a Fundação vai passar um mês inteiro a desenvolver actividades de sensibilização sobre a prevenção da doença.

“Também na próxima semana vamos visitar a Maternidade do Hospital Nacional Simão Mendes onde faremos doações de bens da primeira necessidade e igualmente vamos fazer uma Marcha Rosa com a nossas jovens mulheres e seguidamente vamos organizar uma partida entre a seleção nacional de futebol e as mulheres albinas”, anunciou Catarina Taborda.

Conosaba/ANG/ÂC//SG

Sem comentários:

Enviar um comentário