quinta-feira, 14 de outubro de 2021

IIIº Congresso da JAAC: AKSSUMI CÓ CRITICA AUSÊNCIA DE JOVENS NOS ÓRGÃOS DE DECISÃO DO PAIGC


O responsável do Departamento das Relações Internacionais da Juventude Africana Amílcar Cabral (JAAC), Akssumi Luís Có, criticou a ausência dos jovens nos órgãos de decisão (Bereaou Político e Comité Central ) do Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC) .

Segundo Akssumi Luís Có, o número de jovens que fazem parte desses órgãos não chega a 10%, tendo defendido mais lugares para jovens nos órgãos deliberativos do partido para permitir que tenham mais expressão no partido, enquanto grupo maioritário.

Luís Có, que lidera projeto “ Firkidja”, fez essa critica na apresentação de moção da sua candidatura à liderança da Juventude Africana Amílcar Cabral (JAAC) no IIIº Congresso da JACC, que se realizará no final de novembro deste ano.

O líder do projeto “Firkidja” defendeu ainda que aos dirigentes da JAAC seja dada a oportunidade de liderarem as listas nos respetivos círculos eleitorais a deputado de nação.

Perante estes fatos, exigiu que os estatutos da juventude do PAIGC sejam revistos e atualizados, tornando-os mais democráticos e pluralistas à luz dos princípios do PAIGC porque apesar de algumas alterações feitas, ainda não conseguem adequar-se à nova realidade.

O dirigente da JAAC disse ter escolhido firkidja como mote do seu projeto, devido ao peso que carrega a sua interpretação, que significa base ou alicerce. E disse que foi com essa intenção que denominou o seu projeto, no sentido de este servir de alicerce à JAAC.

Akssumi Luís Có sublinhou que se lhe for confiada a liderança da JAAC, a visão estratégica do “Firkidja” será a de trabalhar na promoção de género, porque “a estrutura da Juventude Africana Amílcar Cabral tem carência de representação feminina, tendo em conta à pouca persistência na mobilização de jovens meninas para ocuparem estes lugares”.

“O elemento género é fundamental para a conquista de desafios à frente”, disse para de seguida prometer que reforçará as estruturas regionais daquele órgão e reavivará a estrutura dos pioneiros com intuito de transmitir os valores e princípios básicos aos militantes.

“ Trabalhar igualmente para que haja coesão entre ajuventudes dos partidos políticos, de forma a elevar o nível da política do país”, afirmou.

Neste sentido, pediu coesão interna entre os pré-candidatos ao cargo de secretário-geral da Juventude Africana Amílcar Cabral, evitando intrigas e acusações difamatórias, porque “ é o PAIGC que vai perder com tais atitudes”.

“Este congresso está a ser encarado pelos meus adversários como coisa de vida ou morte e isso é preocupante para nós ”, salientou.

Por: Epifânia Mendonça
Foto: E.M
Conosaba/odemocratagb

Sem comentários:

Enviar um comentário