terça-feira, 12 de outubro de 2021

Empresa UTAL anuncia início de confecção de placas de matrícula de carros


O Tribunal Regional de Bissau deu razão, no passado dia 1 de outubro, à empresa de confecção de placas de matrícula de veículos automóveis e reboques, denominada UTAL.

A decisão foi comunicada pelo representante dessa empresa no país através de uma conferência de imprensa realizada ontem na sua sede, no Bairro de Hafia, em Bissau.

O representante da UTAL, Abubacar Dumbia, disse ficar satisfeito com a sentença do tribunal, porque vai permitir a partir de agora a sua empresa começar a confeccionar as placas de matrícula.

Depois desse alívio, o responsável anunciou que os proprietários de automóveis podem, desde já, fazer encomendas de chapas para suas viaturas, porque, segundo ele, a UTAL “é a maior e melhor empresa de confecção de chapas de matrículas” de veículos a nível mundial.

“Enquanto jovem, a minha ambição é sempre buscar os projetos que vão ajudar na diminuição da taxa de desemprego no país. Penso que mereço ter apoio do Estado e da população em geral e não criar obstáculos, como aconteceu com o Ministério de Transportes, que impediu a empresa de operar, mesmo tendo ganho o concurso público. Nesse sentido, agradeço a todos aqueles que nos acompanharam até à justiça final”, asseverou.

Por outro lado, Abubacar Dumbia apelou a colaboração da Direção-Geral da Viação no sentido de facilitar os trabalhos da empresa e no cumprimento da decisão do Tribunal Regional de Bissau.

Na explicação do representante, depois de a empresa ter sido considerada como vencedora do concurso público, logo de seguida assinou o contrato com a Viação e o referido contrato foi submetido ao Tribunal de Contas, para que esta entidade desse o seu parecer técnico, significando isso que não há motivos para impedimento.

Maior segurança

A UTAL diz apresentar novo produto no mercado “com maior segurança e qualidade” com a capacidade de diminuir a falsificação e reutilização de chapas de matrícula, como se fazia há uns anos.

As placas dessa empresa vem com um dispositivo de alta segurança, chamado chip, que facilita a identificação de veículo mesmo que for roubado, portanto, este dispositivo vai ajudar a Direção-Geral das Alfandegas no ato de controlo de carros que não foram despachados.

Um outro meio de controlo é através de internet devido à informatização de todo o sistema.

A UTAL tem a sua sede na Polónia e, atualmente, considera-se maior produtor de placas de matrícula a nível mundial, estando representada em mais de 50 países.

A diferença que existe entre novas e antigas placas é o seguinte é que as anteriores são analógicas e atuais são digitais, com a capacidade de produzir 70 placas por minutos.

Alfredo Saminanco

Conosaba/jornalnopintcha.

Sem comentários:

Enviar um comentário