Bissau, 25 nov 20 (ANG) – O Embaixador de França na Guiné-Bissau manifestou hoje a vontade de o seu país apoiar a Guiné-Bissau a desenvolver os sectores de agroindustrial, agronomia e turístico.
O desejo foi manifestado pelo o Embaixador Terence Wills, a saída de um encontro com o Presidente da República, Umaro Sissoco Embaló.
Disse que durante o encontro comunicou ao Chefe de Estado guineense que a França está a analisar a possibilidade de trabalhar para que o crioulo seja um modo de expressão artística da cultura guineense.
“Nós os franceses consideramo-nos intelectuais na elaboração de projectos no sector da cultura. Por isso, pretendemos trabalhar para que o crioulo seja um modo de expressão artística da cultura guineense”, assegurou o Embaixador Francês no país.
Terrence Wills informou que os Presidentes dos dois países trocaram cartas nas quais abordaram a possibilidade de dinamizar as relações bilaterais, porque, segundo o diplomata francês, nos últimos anos a cooperação entre os dois países não atingiu o nível esperado.
“O Presidente da França e o seu homólogo guineense querem reforçar o nível da cooperação, com projectos concretos”, disse Wills.
Ainda esta quarta-feira o Presidente da República recebeu o Embaixador da República Popular da China, Guo Ce, que disse que, apesar de se encontrar no país há um pouco mais de 40 dias, já sente que a Guiné-Bissau está a viver momento de estabilidade governativa.
Acrescenta que, por essa razão acredita que a China pode reforçar os seus apoios à Guiné-Bissau num futuro próximo.
Guo Ce revelou por outro lado que o Presidente guineense manifestou-lhe o desejo de o país poder acolher mais investimentos estrangeiro para o seu desenvolvimento.
Conosaba/ANG/LPG/ÂC//SG
Sem comentários:
Enviar um comentário