1) – ELEIÇÕES NUNCA SÃO PROBLEMAS ENTRE NÓS GUINEENSES DENTRO E FORA DO PAÍS
OS NOSSOS ANTEPASSADOS, OS NOSSOS AVÔS, VISSAVÔS, NO NOSSOS PAÍS E NÓS MESMO
NÃO SOMOS VIOLENTOS, OS NOSSOS POLÍTICOS QUEREM EMPURRAR-NOS PARA ESSES
CAMINHOS, NÃO ACEITAREMOS – TODAS AS ELEIÇOES FORAM PACÍFICOS.
2) – IMPUNIDADE E IRRESPONSABILIDADE MINAM A SOCIEDADE E O PAÍS.
3) - OS PROBLEMAS ENTRE NÓS GUINEENSES
EM PARTICULAR OS NOSSOS POLÍTICOS, MUITAS VEZES SÃO AS INVEJAS.
4)
- ALGUMAS PESSOAS EM PARTICULAR, ALGUNS POLÍTICOS QUEREM ENRIQUECER NA POLÍTICA
EM MUITO POUCO TEMPO
5)
- LUTA PELO PODER DE ALGUNS POLÍTICA
QUEREM CAPTAR, TUDO QUE É NOSSO PARA PROVEITOS PESSOAL – IMPOSTOS, RECEITAS E
OS NOSSOS RECURSOS NA TERRA, NO MAR E NO CÉU – COM OS SEUS.
As
explicações das invejas ficam para fim do (Artigo Nº 25-2019) - Porque
vai ser mais detalhadas, muitas vezes os nossos problemas guineenses são concentras
aqui, somos invejosos uns aos outros – alguns guineenses não querem ver filho
da terra ganhar, nada ser promovidos, projectados mesmo pessoais com
credibilidade e provas dadas.
Sociedade (Pessoas) com esses
comportamentos e atitudes, dificilmente vão para frente.
Todas as eleições no nosso país RGB,
nunca - ouve os problemas entre nós guineenses, nas campanhas cruzámos,
falamos, brincamos e cada um puxa as braças as suas sardinhas, todos as eleições
as participações nas campanhas no nosso país - tudo são as festas ou pacíficas,
os nossos problemas está na nossa classe política, porque muitos políticos não estão
preparados para política e estão lá agarrados os outros entraram lá é porque
não têm as alternativas – Bons políticos que cuidem com esses malandros.
Irresponsabilidade
– Esse em que ser combatidas com todas as armas, todos os meios que o estados
de direito dispõem, no nosso país RGB,
se não combatermos a impunidade e irresponsabilidade, o país não vai dar nem um
passo – pessoas quando cometem o ato incorrecto e merecem um castigo têm que
ser castigados – irresponsabilidade, as pessoas têm que ser responsabilizados
de todos os seus atos, tudo o que fazemos, tudo o que se escreve, o que sai na
nossa boca, o que fazemos para sociedade, para o nosso país e para o mundo –
tudo o que fizemos, temos que que assumir as nossas responsabilidade e muitos
guineenses não assumem as suas responsabilidade, escrevem o que quer, tira o
que entender na sua boca, fala mal de qualquer pessoas, fazem acusações graves chamam
nomes de pessoas sem provas – muitas vezes alguns que ocupam lugares de
destaque na sociedade e no país é grave e muito grave – todos nós sabemos os
políticos não dizem a verdade, não só no nosso país RGB, mas em todo mundo é política é assim em todo mundo –
Maior problemas dos nossos problemas, Eles não respeitam , não ajudam uns aos
outros é só (Mata, mata, mata e mata mais nada).
Problemas
que está no nosso país as instituições não funcionam, não são respeitadas, e
nem as pessoas que elegemos e nomeados não são respeitados, pior de tudo
própria constituição, as leis, e estatutos das formações políticos e da
sociedade civil não são cumpridas, - como é que queremos a sociedade e o país
andar para frente?
Só é possível desenvolvimento da
sociedade e do nosso país RGB, com entendimentos dos nossos políticos, sem
entendimentos é impossível fazer política sólida e boa governação, atrair
investimentos estrangeiros, criar postos de trabalho, que significa criar a
riqueza nas pessoas e no país
Vejam o que é que os nossos
políticos permitem nas campanhas eleitorais e em todo mundo democrático? Muitas
vezes não cumprem nem metade do que permitiram.
Para combater todos os males no
nosso país RGB – os nossos políticos têm que falar numa só voz, têm que
entender, têm que criar clima de confiança, têm que dialogar e têm que
trabalhar com seriedade e responsabilidade - Só assim é que podem pôr todas as
instituições a funcionar, principalmente a justiça.
Luta pelo
poder – O poder é um valor incalculado,
não é absoluto, devem ser partilhadas e atenção nem é interno.
Poder um
político partidária – Não só captar os recursos do país
no – mar, terra e céu, as receitas e os impostos do país ou do estado, é assim
- para gerir esses bens para desenvolvimento da sociedade e do país no nosso
país RGB, alguns políticos fazem ao contrário – Era bom mudarem desses atitudes e comportamentos.
Invejas as
receitas para as entradas – vejam ou lêem esses três (3) frases:
Orgulhosos só recebem as punições pelos seus
orgulhos, quando, por conta das suas altivezes e as arrogâncias, todas as
pessoas afastam-se Deles, podem se passar muitos anos até que isso aconteça.
Já o preguiçoso talvez só receba a
sua punição – ou perceba essa
punição, quando se der conta de que o tempo que desperdiçou lhe impedirá de alcançar
um objetivo importante da sua vida e da sua família.
Mas não é assim com a inveja, cuja
punição é sentida imediatamente – e de forma justa – através do abalo da estabilidade psicológica e
emocional do invejoso, daí a inveja ter sido chamada de “vício justo”.
Breve distinção entre a inveja e
o ciúme - Convém fazer aqui, antes, uma rápida distinção entre a inveja e o ciúme, que são frequentemente
confundidos:
- A inveja diz respeito à
tristeza sentida pelo bem de
outra pessoa;
- O ciúme diz respeito à tristeza sentida pela possibilidade de perdermos um bem
que é nosso.
Assim, um cônjuge ciumento teme que
seu parceiro faça novas amizades porque vê nisso a possibilidade de ser
abandonado - O ciúme é possessivo e desconfiado, já a inveja é fofoqueira e maledicente.
A Dor da Inveja - Como, porém,
o invejoso não acredita ser merecedor de certos bens, cai na tristeza da
inveja.
Deste ponto em diante, se não inicia
uma luta interior, a desordem dos afetos pode levá-lo a praticar uma série de
atentados contra o objeto da sua inveja - Em geral, estes atentados podem ser
dirigidos a dois objetos:
- Contra a reputação daquele a
quem inveja;
- Contra os bens invejados, ao tentar destruí-los
ou rebaixá-los.
A inveja é considerada numa
linguagem moderna, “uma bola de neve”. Os vícios que decorrem dela - Tudo
começam com a tentativa de diminuir os méritos do invejado depreciando a pessoa
ou suas conquistas. Essa depreciação pode acontecer de duas formas:
- Disfarçadamente, pela murmuração, que é a primeira filha da inveja,
popularmente chamada “fofoca”;
- Abertamente, pela detração, que é a segunda
filha.
Depois das etapas acima, as coisas
ficam piores: o invejoso ultrapassa os limites do falatório e começa a desejar
o mal do invejado, o que o leva ao ódio, que é a terceira filha da inveja - Quando,
em algum momento, o invejado sofre alguma perda ou passa por alguma
dificuldade, acontece então algo horrível: o invejoso se alegra com a queda do
invejado e seu infortúnio. É a exultação pela adversidade, a quarta filha, popularmente conhecida
como “rir da desgraça alheia”.
Mas quando essa queda não acontece,
há então a aflição pela prosperidade, a quinta filha, e o invejoso então
mergulha numa tristeza profunda.
A aflição pela prosperidade do outro seria, então, o último
grau da inveja e o ponto culminante da tristeza do invejoso - O entendimento
destes graus de manifestação da inveja nos fornece todo o conhecimento que
precisamos para reconhecê-la e evitá-la. Vejamos como fazer isso.
Como Identificar a Inveja no nosso
Dia-a-Dia - Agora que conhecemos bem “as cinco filhas”, estamos
aptos a identificar a presença da inveja em nossa própria vida. Essa presença
pode dar-se de duas formas:
- Podemos ser vítimas da inveja
de outrem contra nós;
- Podemos ser nós mesmos os invejosos.
Em ambos os casos o procedimento de
identificação permanece o mesmo: o exame
de consciência - É importante conhecer a natureza dos vícios,
para se afastar deles, e realizar ações que lhes são opostas; e com isso adquirir
as virtudes.
O primeiro passo, portanto, é
memorizar as cinco filhas da inveja e a hierarquia entre elas. Depois devemos
nos recolher e iniciar um cuidadoso exame de consciência a fim de reconhecê-las
em nós.
- Compreendo agora que, com ou sem sucesso, estes
pensamentos alimentam o ódio contra
aqueles que invejo?
Realize este exame com coragem e
recolhimento. Não o faça de qualquer modo nem levianamente.
Todos nós já fizemos alguma “fofoca”
ou falamos mal de alguém para outras pessoas. Muitos de nós já praticaram o
“rir da desgraça alheia” ou se entristeceram com o sucesso de alguém. - Olhe
para estas faltas diretamente, sem procurar desculpas e sem atenuá-las, e
envergonhe-se delas – como são feias! – com serenidade.
O ato mesmo
de confessarmos a nossa inveja já é o início do nosso processo de cura e
superação. Seja criterioso e implacável
A Inutilidade e Vergonha da Inveja - Nela não há benefício nem prazer, apenas dor e vergonha - Alguém
pode dizer que gosta de comer muito (gula), de fazer muito sexo (luxúria), de
não fazer nada (preguiça); que é “mão de vaca” (avareza), que tem muito
“amor-próprio” (orgulho) e que é agressivo e violento em certas situações
(ira).
Tudo isso fala-se abertamente, sem
vergonha nem medo, mas jamais alguém dirá publicamente “eu sou invejoso, falar
de mal dele ou autocriticar-se”. Na verdade, fazemos de tudo para manter nossa
inveja oculta, pois a descoberta dela nos deixaria profundamente envergonhados.
A inveja, além de um “vício justo”,
é também inútil e vergonhosa. Temos, portanto, mais uma razão para combatê-la.
Vejamos como fazer isso.
Se queremos vencer a inveja,
precisamos aprender a reconhecer seu movimento inicial. O psicólogo americano (Kevin Vost,) chama este
“movimento inicial” de protopaixão.4
Trata-se do
primeiro abalo interior – aquela “pontada de tristeza” –
que sentimos ao receber notícia do sucesso de alguém. Este é o gatilho que deve
disparar em nós a preparação para o combate.
A partir
deste ponto, inicia-se em nosso interior a consideração racional desta proto
paixão por meio de um diálogo interno que pode ser conduzido em duas direções:
- Podemos alimentar esta “pontada
de tristeza” com pensamentos depreciativos sobre a pessoa ou seus bens;
- Podemos “cortar o mal pela raiz” opondo à
“pontada de tristeza” tudo o que conhecemos da fealdade da inveja e
buscando, assim, frear seu desenvolvimento em nós.
Se optarmos por alimentar a proto
paixão teremos como resultado a manifestação exterior da inveja. Na prática,
isso significa que esperaremos uma oportunidade para praticar uma ou mais das
“cinco filhas”.
Se, por outro lado, optarmos por
lutar contra a inveja que começa a nascer em nós, temos algumas armas que podem
nos garantir a vitória. Vejamos algumas delas.
1. Consideração dos males de todas as invejas no mundo
Nossa
primeira arma é a simples lembrança dos males que a inveja irá nos causar se
lhe dermos o nosso consentimento e permitirmos que se instale em nós.
Em primeiro
lugar - devemos lembrar que, sendo as
invejas são vícios injustos, receberemos punição imediata na nossa estabilidade
psicológica e emocional será abalada no momento mesmo deste consentimento - Também
podemos ser levados a praticar uma série de atos indignos contra o invejado e
suas conquistas: a fofoca, a maledicência, o desejo de todos os males dele, a
“alegria” por sua queda ou fracasso, a tristeza diante do seu bem etc.
Tudo isso pode nos levar ao ódio
contra aquele que, no fim das contas, deveríamos considerar como um irmão - Além
disso, já sabemos que na inveja não há benefício nem prazer. Ela é inútil e
vergonhosa e nos causa apenas dor e tristeza.
Ela também pode nos levar a perder
amigos, pois ninguém deseja estabelecer laços de amizade com um invejoso, e, em
certos casos, até a nossa vida profissional pode ser prejudicada - A inveja é,
enfim, um péssimo negócio. A lembrança destes males pode nos dar o impulso que
precisamos para mudar a rota dos nossos pensamentos e eliminar a inveja ainda
em seu estágio inicial.
2. A prática da virtude da justiça
“Diante da
superioridade de outrem” - só resta uma atitude honrosa: amá-la”.5 Temos neste amor a prática da
virtude da justiça - A
justiça é uma virtude que consiste na “vontade constante e perpétua de dar a
cada um o seu direito”. 6Ora, é justo que a superioridade
tenha direito à nossa admiração. Depreciá-la através de um ato de inveja seria
agir com injustiça.
Aquele que procura ser justo está,
portanto, bem armado para evitar a inveja em seu movimento inicial ou para
vencê-la caso ela já tenha se manifestado plenamente.
Outra
excelente razão para agir com justiça e amar aquilo que é superior encontra-se e
transforma-se o amador na cousa amada
- Aquilo que recebe o nosso amor
torna-se, de alguma forma, parte de nós mesmos - Se, diante da superioridade de
alguém, ofereço, em vez da minha inveja, uma sincera e justa admiração, abro-me
para possuir aquela mesma qualidade ou bem. Torno-me merecedor dela - Se, por
outro lado, me oponho ao que é superior e amável, separo-me deste bem e
torno-me incapaz de obtê-lo. A inveja bloqueia o nosso acesso aos bens
invejados.
Humildade e Humildade Radical - Muito nos
ajuda, para não sermos vítimas da inveja, o cultivo da virtude da humildade.
Esta talvez seja a virtude mais oposta e contrária à inveja. Ela nos
permite reconhecer e aceitar nosso lugar no mundo sem nos ressentirmos de que
esta ou aquela pessoa seja superior a nós em algo.
Quanto
sofrimento a humildade é capaz de evitar! Quando a
cultivamos nos tornamos menos defensivos e menos susceptíveis aos ataques de um
amor-próprio desordenado. Ela torna, sem dúvida, nossa vida mais leve.
E há pelo
menos dois “graus” de humildade:
- A humildade que nos faz
reconhecer nosso verdadeiro valor e aceitar nosso lugar no mundo;
- A humildade radical ou heróica, que nos faz sempre considerar os outros
melhores que nós.
Esta última, claro, apenas pode
possuir - Quem de nós, afinal, é capaz de reconhecer e tratar todos como
superiores a nós? Trata-se, realmente, de uma humildade radical.
Parece ter possuído esta forma
radical de humildade. Conta-se que, certa vez, ao saber que estava sendo
criticado por um defeito, ele não demonstrou nenhuma tristeza ou raiva e não
tentou se defender. Eis sua resposta:
Certamente Ele - não conhecia meus outros defeitos, do
contrário os teria trazido à baila também.
Mas ser humilde não significa abrir
mão da busca pela excelência pessoal.
Trabalharemos para levar à perfeição
todas as nossas qualidades e talentos, mas o faremos sem sofrer com as
perturbações da inveja.
Há muita vantagem em sermos
humildes. Os humildes sofrem menos e têm menos problemas psicológicos e
emocionais do que os vaidosos e soberbos.
Amor ao próximo - A inveja é, evidentemente,
incompatível com o amor, pois não se pode amar e invejar ao mesmo tempo.
O amor ao próximo nos obriga, claro, a não invejar. Mas não
apenas isso: obriga-nos também a - alegrarmo-nos com o bem de outra
pessoa.
Mas se quisermos levar esse amor às
últimas consequências, tornando-o mais perfeito, precisarão ir além desta
alegria. O amor pelo próximo também exige que sejamos benfeitores dos que
nos cercam.
Temos então três “graus de
desenvolvimento” deste amor ao próximo:
- Não invejar;
- Alegrarmo-nos com o bem dos
outros;
- Agirmos em benefício deles, sendo seus
benfeitores.
O terceiro grau deste breve
“programa de desenvolvimento do amor” é, segundo Aristóteles, a essência da
virtude:
Com efeito,
a virtude consiste mais em beneficiar do que ser beneficiado e mais em
realizar atos nobres do que não realizar atos vis.
Como, então, beneficiar os que nos
cercam? Estando atento as necessidades deles e respondendo a elas com objectividade.
Na prática, ser um benfeitor
significa esforçar-se para realizar gestos de gentileza e auxílio. E esses
gestos também devem se dirigir àqueles que invejamos.
Essa atenção e cuidado nos treinará
no amor ao próximo e fará, pouco a pouco, a nossa inveja enferrujar - A Melhor Estratégia Para Superar a Inveja
Depois de considerarmos as “cinco
armas” que podemos usar para combater a inveja, desejo apresentar aquela que
considero ser a melhor estratégia para vencer esse combate - Trata-se da posse
de um Plano de Vida que
amamos e que ocupa-nos totalmente. O homem que carrega no coração um propósito
sincero e bem definido não sucumbe à inveja - Quem conhece a si mesmo e conhece
o caminho de vida que deve percorrer não desperdiça seu tempo e energia com
mesquinharias.
A inveja é, evidentemente,
incompatível com o amor, pois não se pode amar e invejar ao mesmo tempo - Como se Proteger da Inveja?
Seja simples, humilde e silencioso -
Muitas pessoas atraem a inveja alheia quase Gostam de exibir-se e de apresentar
seus bens e conquistas sempre que têm uma oportunidade - As redes sociais estão
repletas de pessoas assim e quase todos nós já fizemos isso alguma vez, ainda
que sem uma consciência clara disso.
A verdade é que não podemos
gerenciar os sentimentos de outras pessoas. Se cuidarmos da nossa própria
inveja já estaremos fazendo um grande trabalho.
A única coisa que está ao nosso
alcance é agir sempre com simplicidade, tomando cuidado para não inflamar nas
pessoas ao nosso redor esse terrível sentimento. Ter esse cuidado
também é amar ao próximo.
A psicologia moderna nos diz que a
inveja deriva de certas frustrações e complexos, e como não podemos
conhecer as “feridas interiores” das pessoas que nos cercam, a atitude mais
prudente que podemos ter é a de evitar todo e qualquer exibicionismo
desnecessário - A simplicidade e a humildade são virtudes belíssimas e nos
ajudam a evitar muitos problemas.
Conclusão: A Inveja pode e deve ser superada - Neste artigo
exploro a desordem da inveja em
detalhes que prejudica o nosso país RGB, em todos os aspectos
Sabemos agora o que ela é,
conhecemos as condições para o seu surgimento, das suas principais características, como superá-la e como proteger-se dela.
A nossa vida,
da nossa família e a sociedade - já tem
problemas e desafios demais e devemos, tanto quanto possível, evitar arranjar
mais coisas inúteis para juntar?!
- A inveja diz respeito à tristeza sentida pelo bem de outra pessoa;
- O ciúme diz respeito à tristeza sentida pela possibilidade de perdermos um bem
que é de todo ou nosso.
Assim, um cônjuge ciumento teme que seu parceiro faça novas amizades porque
vê nisso a possibilidade de ser abandonado - O ciúme é possessivo e
desconfiado, já a inveja é fofoqueira e maledicente.
Significado
de Inveja, o que é Inveja? - Inveja é o desejo de
possuir um bem que pertence ao outro. É um sentimento de inferioridade e de desgosto diante da felicidade do
outro. É um sentimento de cobiça da riqueza, do brilho e da prosperidade
alheia.
A inveja é o desejo constante que
algumas pessoas sentem ao almejar a todo custo as conquistas da vida alheia, é
desejar o que o outro possui ou realiza.
A inveja está intimamente ligada ao
ciúme, no momento que produz desgosto ou tormento ao indivíduo que almeja
possuir algo que pertence a outro indivíduo.
A expressão
popular dor de cotovelo é usada para indicar que alguém está
com inveja ou ciúme do outro, pois perdeu algo ou alguém para outra pessoa.
Para a Igreja Católica, a inveja é um
dos sete pecados mortais e contra ela se prega a virtude
da caridade e o amor ao próximo.
Alguns objetos são usados como
amuleto ou talismã contra a inveja e o mau-olhado, entre eles, o olho grego, o pé de coelho, a figa, a
ferradura etc. Acredita-se que eles podem trazer sorte e proteger as pessoas de
qualquer energia negativa direcionada pela inveja e mau-olhado.
Outros significados e conceitos que podem interessar significam várias
coisas numeramos aqui algumas - Significado de Atitude, Significado
de Falsidade. Significado de Amor, Significado
do Casamento, Significado de Fofoca, significado de hipocrisia, Significado de Humildade, Significado
de Aliança, Significado de Ciúme, Significado
de Sofrimento etc.
Veja Também o Inveja - É o desejo
de possuir um bem que pertence ao outro. É um
sentimento de inferioridade e de desgosto, diante da felicidade do outro. É um
sentimento de cobiça da riqueza, do brilho e da prosperidade alheia.
A inveja é o desejo constante que algumas pessoas
sentem ao almejar a todo custo as conquistas da
vida alheia, é desejar o que o outro possui ou realiza na sociedade, no país e
no mundo.
A inveja está intimamente ligada ao
ciúme, no momento que produz desgosto ou tormento ao indivíduo que almeja
possuir algo que pertence a outro indivíduo - A expressão popular (Dor
de cotovelo), é usada para indicar que alguém está com inveja ou
ciúme do outro, pois perdeu algo ou alguém para outra pessoa - Para a Igreja
Católica, a inveja é um dos sete pecados mortais e contra ela se prega a
virtude da caridade e o amor ao próximo
Sem comentários:
Enviar um comentário