sábado, 29 de junho de 2019

«OPINIÃO» CEDEAO MOEDA ÚNICA EM HORIZONTE 2020 , NO LUGAR DO FRANCO CFA

Criado em 28 de Maio de 1975, a Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) é uma organização regional intergovernamental que esta composto por quinze (15) Estados-Membros . 

Desses Estados , Oito dos quinze países são consumidores de FCFA (Mali, Senegal, Níger, Costa do Marfim, Benin, Togo, Burkina Faso, Guiné Bissau) e os outros têm a sua própria Moeda (Nigéria, Gana, Gâmbia, Guiné, Libéria, Serra Leone, Cabo Verde). Eles compartilham três idiomas: francês, inglês e português. 

A Sua missão é promover a cooperação e a integração com o objetivo de criar uma União Econômica e Monetária da África Ocidental. Com uma população de mais de 367 milhões de habitantes, uma área de 5,114,144 km2 e um PIB de mais de 565 bilhões de dólares, apesar da queda dos preços do petróleo e os vários conflitos na região (Banco Mundial 2017 figuras) . 

É com grande interesse que seguimos a cúpula de ministros da economia e finanças com os governadores dos bancos centrais sobre a criação da moeda única da África Ocidental. A firmeza dos atores na questão dá esperança. Apesar dos obstáculos específicos de segurança na área e do pessimismo econômico, eles dizem que estão confiantes e mantêm o marco de 2020. Parabéns a eles! Isso significa que eles vão enfrentar tudo para respeitar a palavra dada e sim, não é sagrado na África, a palavra? Este tão esperado lampejo de esperança parece uma vitória no palco e não uma vitória final. 

No entanto, esta pequena vitória é ela neste momento é uma grande esperança e nos conforta mais do que nunca na luta. Um grande passo para quem sabe a data das primeiras resoluções da criação de uma m Moeda da CEDEAO, foi em 1983 . 

A criação de uma Moeda da CEDEAO é muito oportuna para nós porque acabará com o uso do FCFA para colonos em 8 países. Permanecerá então na zona do franco que os 6 na zona da CEMAC e nas Comores. "Além das dimensões econômicas, a moeda única também tem uma dimensão social e cultural que contribui para forjar um sentimento de pertencer a um espaço comunitário. Para isso, simboliza um fator de unidade e um meio de integração social . A CEDEAO é uma potência econômica na África, é um peso pesado. Uma comunidade que abriga a principal potência econômica do continente da Nigéria e um dos melhores países do mundo em termos de boa governança em Cabo Verde. 

A CEDEAO é o melhor exemplo de organização sub-regional na África. Muitas reformas defendem a seu favor, o passaporte comum para citar apenas isso. Este é um grande grupo de onde o interesse de uma grande vigilância sobre o processo. Esta moeda deve satisfazer as aspirações do povo. Deve ter provocado um desenvolvimento real desses estados. O que atualmente temos como informação ⁃ Firmeza na introdução de uma moeda única até 2020 ⁃ O nome da moeda "Eco", que seria o diminutivo da CEDEAO, o nome em inglês da CEDEAO ⁃ A criação de um banco central federal. Ele vai se encarregar da política monetária na zona, regular a inflação. Seu impacto é importante na economia real, nos mercados financeiros e, portanto, no mercado de câmbio. Bom ponto! ⁃ O regime cambial será flutuante em outros termos flexíveis. A oferta e a demanda no mercado de câmbio definirão a taxa de câmbio em relação a moedas estrangeiras. 

Na verdade, existem diferentes tipos de regimes de taxa de câmbio flutuante do regime "puro" em que apenas define o equilíbrio do mercado, a flutuação controlada em que coordena a forma como o banco central intervém para informar a taxa de mercado troca desejada e este é o caso da China. Em qualquer caso, é um regime flutuante que precisamos mitigar tanto os choques exógenos quanto os endógenos. É desejável um melhor regime de flutuação administrado, com o FCFA é uma paridade fixa com o euro que todos clonam os consumidores do Fcfa de facto na zona da UE e portanto países do BCE. Temos níveis muito diferentes de desenvolvimento e estamos sujeitos à mesma política monetária, porque é o BCE que dita. ⁃ FCFA e todas as outras moedas nacionais darão lugar a Eco naturalmente. ⁃ Chefes de Estado discutirão o relatório de ministros e governadores em 29 de junho em Abidjan. ⁃ Os países devem enviar os seus programas plurianuais de convergência para o período de 2020-2024 até 28 de outubro. Converg Convergências macroeconômicas nascerão a moeda. As perguntas que fazemos neste momento são: Qual o papel da França no processo? Qual é o destino reservado para as moedas dos países CFA em questão no Tesouro francês (contas de transação)? ⁃ Onde Eco será feito? ⁃ como acompanhar o processo com eles (envolvimento da empresa e das pessoas de recursos) ...? Enquanto a população é a única que utiliza mais , justamente esta Moeda . Nós queremos, Nós pedimos , Nos exigimos e exigimos a legibilidade real sobre criação desta Moeda. Nós temos Direito de saber de qual forma esta Moeda sera estruturada.

Temos direito de saber qual é a força presente da garantia desta Moeda. 

Também direito de saber qual será lugar da Guiné-Bissau face a esta Moeda , que é a Moeda Única CEDEAO. Porque Nada não pode ser feito sem a vontade do POVO !!! 

Ativista Guineense de Rejeição do Franco CFA 

ALADJE MIDJAU ( AMt85 )

Sem comentários:

Enviar um comentário