domingo, 23 de junho de 2019

EMPRESA MINEIRA DO TEXAS “ITAFOS” VAI INVESTIR NO PAÍS NO VALOR DE 117 BILHÕES FCFA EM FARIM, DIZ MUSHINGI


Em comemoração de quadragésimo terceiro (243º) aniversário da independência do Estados Unidos da America Turinabo Mushingi embaixador dos EUA esta quinte-feira, disse que, uma importante delegação comercial dos Estados Unidos que nós trouxemos, juntamente com a Câmara de comercio dos Estado Unidos de America no Senegal. Trouxemos este grupo de parceiro para se reunir com autoridades eleitas e líderes de negócios. Os investidores Americanos estão por descobrirem mais sobre a Guiné-Bissau, contou o diplomata norte-americano.

Salientou ainda que, os líderes da Guiné-Bissau devem tomar medidas que garantam um futuro estável. A empresa mineira do Texas, “ Itafos”, informou-nos de que estão a trabalhar num projeto de fosfato com um investimento de Cento e dezassete (117) bilhões de Francos CFA em Farim. Se tudo correr bem, este será de certeza, o maior investimento na história da Guiné-Bissau, irá criar bons empregos, capacitar os guineenses e contribuir para o desenvolvimento social.

Quando negócios pioneiros como estes acontecem, outros poderão seguir, para que os jovens guineenses se levantem e compreendam o futuro, eles devem ter uma educação de qualidade.

O embaixador disse ainda que, para as empresas comerciais produzirem ganhos econômicos, elas devem ter funcionários saudáveis. Para obter o potencial agrícola para o mercado, os agricultores devem ter acesso a estradas e informações, observou.

O povo guineense já fez a sua parte em 10 de março passado a qual o mundo assistiu com esperança e admiração, agora três meses depois, essa oportunidade está a desaparecer, e o povo guineense precisa de um governo agora já um governo que perdurará por anos e ajudará a atrair o mundo exterior, disse o embaixador.

Os guineenses precisam de um governo com o qual parceiros em potencial, possam tratar, é hora de dar próximo passo, assim os guineenses poderão deixar uma herança de progresso que se baseia nas conquistas do passado. Conquista que incluem uma imprensa livre, ausência de violência politica.

E por isso, na área da saúde nós já formamos mais de duzentos (200) profissionais de saúde com um impacto direto na capacidade do país de prevenir, detetar e agir contra os surtos das doenças. Na área de agricultura, “ontem viajei a Bula para abrir um novo escritório do projeto de cadeia de valor do caju de vinte e dois (22) bilhões de Francos CFAs que construirá mais de cento e vinte kilometros de estradas na regiões de Oio e Cacheu e melhorá o acesso ao mercado e informações na Guiné-Bissau” conclui o embaixador dos Estados Unidos da America.

Noémia Gomes da Silva

Sem comentários:

Enviar um comentário